Mercedes-Benz realiza workshop de segurança dos ônibus elétricos

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

Seguindo seu compromisso de apoiar clientes, órgãos gestores e entidades envolvidas com a operação de veículos elétricos, a Mercedes-Benz realizou no final de janeiro, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), um workshop de segurança do eO500U, ônibus elétrico urbano a baterias.

 

Essa iniciativa foi direcionada a representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SPTrans, CET, SAMU e Defesa Civil, além de gestores de manutenção de empresas de ônibus e profissionais do Ambulatório Médico da própria Empresa.

 

“O objetivo do workshop era compartilhar experiências, informações e boas práticas que envolvem segurança do sistema elétrico do veículo, operação sob alta tensão, baterias e riscos inerentes às operações com veículos elétricos em geral, afinal, esta é uma novidade para todos nós”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

“Temos expertise local e global da Daimler Truck para contribuir com esse processo, o que nos posiciona na linha de frente na introdução dos ônibus elétricos nos sistemas de transporte coletivo urbano no País”, afirma Walter Barbosa. “Para se ter uma idéia, o eO500U é um produto mais seguro possível no que se refere ao sistema elétrico e às baterias, já atendendo à norma europeia ECE R100 versão 3, a mais recente e top em segurança, superior à exigida no Brasil”.

 

Linha de produção totalmente preparada para os elétricos

 

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a moderna Linha de Produção de Chassis de Ônibus da fábrica de São Bernardo do Campo, que se destaca por conceitos da Indústria 4.0. Esta é a mais moderna do setor, sendo referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho.

 

 “Cerca de 600 colaboradores foram treinados e estão capacitados para a produção do chassi de ônibus elétrico na nossa planta de São Bernardo do Campo com toda segurança necessária, levando em conta as especificidades técnicas do novo produto e as características referentes à energia elétrica”, destaca Sergio Magalhães, vice-presidente de Ônibus Mercedes-Benz América Latina.

 

Ecossistema da eletromobilidade 

 

“A Mercedes-Benz do Brasil trabalha com foco em todo o ecossistema da eletromobilidade no País e esse workshop de segurança tem tudo a ver com esse compromisso. Principalmente, porque já entregamos as primeiras unidades para a Metrópole Paulista e a MobiBrasil, operadoras da capital paulista”, diz Walter Barbosa. “Buscamos apoiar todos os players do setor, visando uma transição para veículos elétricos eficiente e segura. Essa iniciativa gera confiança e tranquilidade para todos”.

 

A Mercedes-Benz conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Isso inclui apoio a clientes, motoristas, equipes de manutenção, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

 

Comentários

Sandro 20/03/2024 16:41

Poderia também levar motorista das empresas clientes para além de conhecer e também dar opinião real de quem opera os veículos

Veja também no BusClub