Fretamento, a vocação do novo OF 1621 da Mercedes-Benz

Em resposta às demandas dos clientes e às necessidades do mercado, a Mercedes-Benz lançou o chassi de ônibus OF 1621, desenvolvido especialmente para fretamento contínuo no transporte de funcionários para empresas e indústrias.

 

Com PBT de 16,5 toneladas e motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 208 cv, o OF 1621 pode receber carroceria de até 12,55 metros de comprimento. Assim, permite a montagem de até 48 assentos para passageiros mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e conforto de acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

 

O portfólio da marca já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do setor. O grande diferencial desse lançamento é que o OF 1621 foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada para fretamento contínuo, atendendo pedidos de clientes que solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo e com maior número possível de assentos.

 

Pronto para receber a carroçaria

 

A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e entre-eixos de 5.950 mm. O balanço dianteiro curto proporciona um melhor ângulo de entrada, facilitando as manobras nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Isso ajuda as empresas de transporte a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo. Já o balanço curto na traseira possibilita a instalação de bagageiro passante e a guarda do estepe.

 

A partir dessa configuração, foi possível acomodar equipamentos como o tanque de combustível de 300 litros, o tanque de ARLA, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação para ar condicionado, de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi. Ou seja, o OF 1621 diminui a necessidade de retrabalhos e já sai de fábrica pronto para receber a carroceria de forma rápida e fácil. Consequentemente, isso resulta em menor custo de aquisição e melhor custo/benefício do mercado para fretamento.   

 

A Mercedes-Benz é a primeira marca que traz para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo. Esse projeto foi realizado em parceria com encarroçadores, visando à otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador.

 

Os clientes também foram ouvidos e contribuíram com esse processo. A empresa paranaense Rimatur, por exemplo, maior empresa de fretamento da região Sul e referência nesse segmento, participou ativamente e forneceu sugestões acerca da configuração do chassi. Essa visão do cliente contribuiu muito para a assertividade do desenvolvimento desse novo produto.

 

Motor forte e econômico

 

O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez, desempenho excelente e baixo consumo de combustível. Sua potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Esse motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado, solução ideal para fretamento.

 

A esse propulsor junta-se o câmbio G-85 de 6 marchas, igualmente reconhecido por sua eficiência e conforto de dirigibilidade.

 

Confira um vídeo do OF 1621 nas redes sociais da Mercedes-Benz Ônibus

 

Saiba mais sobre o OF 1621 na websérie “Por dentro dos Chassis" nas redes sociais da Mercedes-Benz Ônibus: Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=gHOBzzOGDU4), Facebook (https://www.facebook.com/mercedesbenzonibus/videos/394441355210268/) e Instagram (https://www.instagram.com/p/CIk6bhIgnqa/).

 

Veja também no BusClub