Daimler Buses inova em sistemas de segurança e assistência à condução

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

A segurança rodoviária e urbana é uma alta prioridade para a Daimler Buses. Nesse sentido, suas marcas Mercedes-Benz e Setra têm sido tradicionalmente pioneiras em inovações de sistemas de segurança e assistência à condução.

 

Como exemplo, a fabricante de ônibus introduziu recentemente uma série de novas tecnologias, que vão desde o Active Brake Assist 6 (ABA 6) ao Active Drive Assist 2 (ADA 2), o Sideguard Assist 2 e o Frontguard Assist, isso sem mencionar a MirrorCam e o sistema de câmera 360°.

 

A partir de julho de 2024, o Regulamento Geral de Segurança (General Safety Regulation - GSR) da União Europeia (UE) exigirá uma gama completa de sistemas de assistência ao motorista em ônibus a serem registrados, a fim de melhorar ainda mais a segurança para todos. 

 

Isso inclui, mas não está limitado, a Assistente de Ponto Cego no lado do passageiro dianteiro e na frente do veículo para detecção de curta distância. Reconhecimento de sinais de trânsito para controle de velocidade. Assistência de atenção. Sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Monitoramento de ré. Luz de advertência pulsante, para o caso de frenagem de emergência. E interface para “Alcohol Interlock”, bafômetro opcional.

 

Foco em todos os usuários das vias

 

Em particular, os sistemas de assistência eletrônica podem contribuir, tanto quanto possível, para evitar que momentos de desatenção, devido à fadiga, stress ou distração, tenham consequências graves. Isso ajuda não apenas os motoristas e passageiros de caminhões ou ônibus urbanos e rodoviários, mas também todos os outros usuários da via ou da estrada que circulam de carro, bicicleta ou a pé.

 

Com sistemas de assistência como o Active Brake Assist 6, Sideguard Assist 2, Frontguard Assist, Active Drive Assist 2 ou o Traffic Sign Assist, a Daimler Buses mais do que atende a esses requisitos e, em alguns casos, até estende as funções de segurança, ultrapassando os níveis requeridos pela GSR de 2024.

 

Com o sistema opcional de câmera 360° (no caso de ônibus articulado, sistema de câmera de 270°) e a nova, também opcional, MirrorCam para todos os ônibus, a Daimler Buses dá novas contribuições para ainda mais segurança.

 

A Daimler Buses mais uma vez estabelece padrões para ônibus

 

Os sistemas de segurança e assistência dos ônibus Mercedes-Benz e Setra não só atendem aos requisitos da GSR, como algumas de suas funções ultrapassam o nível exigido ou já atendem hoje a requisitos que só entrarão em vigor em 2026.

 

Acesse https://www.mercedes-benz-trucks.com.br/institucional/imprensa/releases/onibus/2024/3/25301-daimler-buses-apresenta-inovacoes-em-sistemas-de-seguranca-e-assistencia-a-conducao-de-onibus-urbanos-e-rodoviarios e conheça as inovações, características e benefícios que as tecnologias das marcas da Daimler Buses agregam aos clientes e ao mercado.

 

Veja também no BusClub