Saiba como diminuir o consumo de combustível e fique de olho também no óleo do motor

fonte:Mercedes-Benz

Alguns fatores influem diretamente no consumo de combustível. O veículo, o estilo de dirigir, as condições da operação, além do tipo e da qualidade do produto usado.

Quanto ao tipo do veículo, vale atentar para o tamanho, o desenho da banda de rodagem, a pressão e as condições dos pneus. A carroçaria e a relação de transmissão do trem-de-força também exercem influência sobre o consumo, além do uso de equipamentos adicionais, como ar-condicionado e aquecimento auxiliar.

E você, motorista, também pode contribuir para um consumo menor. Basta evitar acelerações e frenagens frequentes, antecipando-se às condições da estrada e do trânsito. Sempre que possível, mantenha a rotação do motor dentro da faixa de rotação econômica.

Vale saber também que regiões montanhosas, trânsito urbano intenso e viagens curtas frequentes provocam impactos significativos no consumo de combustível. Outros fatores são partidas frequentes com o motor frio, veículo carregado e funcionamento prolongado do motor com o veículo parado. Evite essas condições sempre que possível e perceba como o consumo será mais baixo.

Consumo de óleo

Antes de se preocupar com o consumo de óleo no motor, saiba que a queima de uma pequena porcentagem é absolutamente normal. Como o intervalo para a troca é demorado, é provável que você precise adicionar óleo ao cárter para fazer a compensação.

Porém, se notar que o consumo está mais alto do que o normal, dirija-se a um Concessionário ou Posto de Serviço Autorizado Mercedes-Benz. Além disso, só adicione óleo no cárter para restabelecer o nível máximo quando o volume estiver no nível mínimo ou abaixo, nunca antes, como modo de prevenção. Fica a dica e boa direção!

Fontes: Mercedes-Benz 

Veja também no BusClub