Na última semana, os primeiros 20 novos ônibus da nova frota já começaram a circular pela cidade de São Paulo. Eles fazem parte de um total de 565 chassis da família O 500 que foram adquiridos por várias empresas da capital paulista, num lote que chega a 600 unidades. Estes ônibus irão operar em todas as regiões do município e isso permitirá uma melhor qualidade na prestação de serviços à população, com mais agilidade, conforto e acessibilidade.
“Assim como reafirma a confiança das empresas de São Paulo nos produtos da nossa marca, essa renovação de frota consolida especialmente o êxito do chassi superarticulado O 500 no complexo e exigente transporte coletivo urbano de São Paulo”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Do total de 565 chassis adquiridos pelos clientes, 342 unidades são do O 500 superarticulado, sendo 250 com ar-condicionado, o que é uma grande novidade no mercado”.
Os 342 superarticulados, do modelo O 500 UDA de piso baixo, receberam carroçaria Millennium BRT da Caio Induscar. O lote adquirido pelos clientes junto à Mercedes-Benz engloba mais 50 chassis articulados e 173 chassis para ônibus do tipo padron, igualmente da linha O 500 e também com carroçarias Caio Induscar.
“Os veículos da linha O 500, amplamente reconhecidos no mercado por seu elevado padrão de qualidade e conforto, contribuem muito para a melhoria do transporte público e a mobilidade urbana, conquistando a satisfação dos usuários”, diz Walter Barbosa. “Eles se destacam pela consagrada suspensão totalmente pneumática, que proporciona um elevado nível de conforto a bordo, bem como pelo piso baixo e pelo sistema de ajoelhamento, que facilitam notavelmente o embarque e o desembarque de passageiros. A segurança dos usuários fica a cargo de um eficiente sistema de freios, que inclui ABS, Top Brake e freios a disco”.
Além da força, robustez e resistência para operações severas, como na cidade de São Paulo, os ônibus O 500 da Mercedes-Benz se caracterizam por um baixo custo operacional, reduzido consumo de combustível, maiores intervalos de manutenção, alta produtividade, longa durabilidade e uma excelente relação custo/benefício. Isso garante a confiabilidade e rentabilidade para o cliente.
E as novidades que vão compor essa nova frota não param por aí: além do ar-condicionado, alguns dos ônibus contam com conexão de internet grátis, câmeras internas e catracas que fotografam os passageiros para evitar fraudes no uso do Bilhete Único. Os ônibus com refrigeração têm um adesivo indicativo. A conexão de internet, que não exige senha, também é informada por avisos. Até 2015, a expectativa é de que outros mil novos veículos sejam comprados.