Índice de emissão de poluentes pode cair até 96% com Proconve P7

fonte:Mercedes-Benz

Em sua sétima fase, programa de controle da poluição exige pós-tratamento dos gases de escape

Conhecido como Proconve, o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, criado em 1986 pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), tem como principal objetivo reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores leves e pesados.

Desde sua criação, foram seis etapas que definiram os limites de emissão. O Proconve P7 é a sétima fase do programa, está em vigor desde janeiro de 2013 e é semelhante a Euro 5, atual legislação europeia.

Segundo a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a P7 traz reduções de 60% de óxido de nitrogênio (NOx) e de 80% das emissões de material particulado (MP) em relação à Proconve P5. Se comparados à primeira fase do programa, os índices de reduções de NOx ultrapassam 87%, e os de MP, 96%.

Além de exigir combustíveis mais limpos e impor limites de emissão mais restritivos a veículos pesados movidos a diesel, a P7 prevê modificações nos motores e novas tecnologias para o pós-tratamento dos gases de escape.

Para atender às exigências da P7, a Mercedes-Benz criou motores mais eficientes e a tecnologia BlueTec 5, que utiliza um tanque extra para um aditivo específico para auxiliar na redução da emissão de óxido de nitrogênio (NOx).

Veja também no BusClub