Fazer turismo de ônibus tem se tornado uma preferência para mais brasileiros, revela uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, embora o principal meio de deslocamento em médias e longas distâncias ainda seja o avião.
O estudo, chamado “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, em novembro, com duas mil famílias. A divulgação aconteceu em dezembro, já apontando quais seriam as intenções durante o período de férias.
Entre as famílias ouvidas, a intenção de escolher os ônibus rodoviários aumentou de 9% para 14,7%. Já a de escolher o carro como meio de transporte caiu de 34,1% para 28,1%. O avião ainda lidera a preferência. 54,1% o escolherão como meio de transporte contra 53,4% na última sondagem. A pesquisa, que é realizada mensalmente, mostra a intenção de viagem dos brasileiros para os próximos 180 dias a partir do mês em que é realizada.
Uma das conclusões do estudo é de que apesar da popularização do setor aéreo, ainda se mostra fundamental a capilaridade das linhas de ônibus, que chegam a destinos ainda não cobertos pela aviação, principalmente em locais de difícil acesso. Ainda segundo a pesquisa, a regularidade dos serviços e a modernização do atendimento de parte das empresas são fatores que conquistam os viajantes.
Em nota à imprensa, o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, explica que o período de férias estimula deslocamentos de curta distância, o que justifica o aumento expressivo da preferência por viagens de ônibus. As entrevistas são feitas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, capitais que concentram cerca de 70% do fluxo doméstico de viagens.
Fonte: http://ow.ly/H0cDW