Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

Descobrindo a busologia.

fonte:Mercedes-Benz

Para muitos, os ônibus servem apenas como um meio de transporte para as atividades diárias. Porém, existe um enorme grupo de pessoas que se dedicam à adquirir o máximo de conhecimento sobre os ônibus.

Busologia é o nome da atividade relacionada à admiração, ao estudo e à fotografia de ônibus de forma geral. As pessoas que praticam essa atividade, geralmente por hobby, são conhecidas como busólogos.

Um hábito bastante comum entre os busólogos é o de marcar reuniões para discutir sobre assuntos relacionados ao tema, trocar conhecimento e até mesmo realizar viagens com o objetivo de encontrar os modelos que não são comuns onde moram.

Algumas das atividades que acontecem durante as reuniões de busólogos:

Pesquisas a respeito de modelos de carrocerias, chassis, motores e sua evolução ao longo da história;
Informações e criação de um acervo sobre as várias empresas rodoviárias e seus modelos de carrocerias, pinturas e itinerários;
Preservação de modelos de carrocerias, pinturas, bancos e tudo referente ao tema;
Coleção de fotos e miniaturas de ônibus;
Discussão a respeito do futuro dos sistemas de ônibus;
Conhecimento de detalhes a respeito dos modelos de ônibus de transporte urbano e transporte rodoviário de longa distância.

Os diferentes tipos de busólogos
Apesar de todos os busólogos serem apaixonados por ônibus, existem diferentes formas de exercer a paixão pelo assunto. Enquanto alguns preferem se dedicar ao registro fotográfico dos modelos, outros escolhem colecionar miniaturas dos ônibus. E não por aí, existem busólogos que dão preferência ao estudo da parte mecânica, especialistas em design e historiadores de cada modelo.
Há diferenças entre os especialistas no ônibus em si e os especialistas no transporte urbano como um serviço – tornando-se profundos conhecedores de empresas, linhas de ônibus e dados a respeito do transporte coletivo.

Por outro lado, alguns gostam de absolutamente todas as áreas relacionadas ao ônibus e buscam aprender um pouco sobre tudo que diz respeito ao tema. Na prática, o interesse acaba se transformando numa imensa quantidade de conhecimento, que por diversas vezes acaba sendo utilizado pela própria companhia de ônibus para gerar acervos ou até mesmo diagnósticos para problemas pontuais.

A atividade no Brasil
Os primeiros registros do tema são da década de 1970, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O primeiro praticante brasileiro da Busologia registrou milhares de fotografias de ônibus, criando um acervo histórico admirado pelos busólogos até hoje.

Porém, foi através da expansão da internet que a busologia ganhou novos adeptos e aumentou a troca de informações, fotos e até mesmo negociações a respeito do hobby.

Atualmente no Brasil, estima-se que a Busologia conte com cerca de 13 mil adeptos no Brasil, com maior concentração nas grandes cidades e regiões metropolitanos. Porém, também existe um número expressivo de busólogos que residem em cidades do interior do país.

Comentários

Roberto Carlos Camargo 24/08/2018 13:46

Excelente texto e matéria sobre os Busólogos. Vale lembrar que atualmente algumas empresas promovem eventos com busologo como meio de divulgação de seu trabalho. A partir desses eventos busca se maior divulgação da empresa frente ao mercado.

Carlos Camargos 24/08/2018 18:31

Oi amigo!!! Temos afinidades ate no nome.

Danilo Santos 25/08/2018 18:08

Excelente texto, tudo explicadinho kk

Lourival Luciano Lorenz 26/08/2018 21:48

Parabéns pela matéria, muito bem elaborada, muito obrigado por trazer este tema de forma bem explicada, Sou busologo e tenho grande acervo fotográfico...

Mercedes-Benz 27/08/2018 15:47

Olá, Lourival! Ficamos contentes em saber que gostou da matéria! Abraços e continue nos acompanhando!

Bruno Goulart 26/08/2018 21:57

Texto bem explicado sobre nosso hobby, que cresce a cada dia no Brasil! Ampliando acervo e conhecimento todos os dias e aos poucos ganhando admiração e respeito no meio!

Mercedes-Benz 27/08/2018 15:52

Olá, Bruno! Que bom que gostou da postagem! Gostamos de estar sempre próximos de nossos fãs e através de nossos canais oficiais podemos trocar informações, interagir e compartilhar ideias. Obrigado pelo comentário! Abraços!

Filipe Rodrigues 26/08/2018 22:27

Excelente texto! Muito bem explicado!!!

Luciano Alex 27/08/2018 18:04

muito bom a materia, tudo bem explicado exatente isso msm. #Busologosempre

Alyson Almeida 27/08/2018 19:44

Muito bom saber a Busologia vem aumentando e pessoas vão conhecendo mais sobre nossa querido veiculo que nos leva e tras de nossos afazeres. Sou apaixonado por onibus des de pequeno, des que entrei em um modelo antigo da Mercedes um OF-1620 que me apaixonei pelo som. #MercedeiroDeVerdade

Elton Joni 29/08/2018 21:23

Conheço bem de perto esta história. Tb tenho Onibus e por sinal tb Mercedes Benz. .. Esse grupo daria uma matéria mt interessante pois fazem parte da história dos transportes e da própria história da marca no Brasil.

Cláudio Paz 29/08/2018 22:24

Sensacional. Todos nós só temos a agradecer a atenção e a consideração de quem é responsável por mover nossa paixão pelo Brasil a fora. Parabéns.

Mercedes-Benz 30/08/2018 12:10

Valeu pelo comentário, Cláudio! Ficamos lisonjeados com sua mensagem. Continue sempre acompanhando nossas postagens por aqui. Abraços! :)

Alexandre Bernardes 30/08/2018 14:43

Hoje o hobby me trouxe não só conhecimentos, mas belas amizades. Muitas empresas como a MBB abrem belos espaços como esses pra reforçar uma paixão, um hobby e oportunidades de conhecimento como estar perto de um 1976 (mesmo ano do meu nascimento) que roda com seus passageiros até hoje, além de contar com a boa amizade do proprietário. Valeu galera da MBB por aproximar vidas!

Mercedes-Benz 30/08/2018 16:30

Valeu pelo comentário, Alexandre! Ficamos muito contentes com suas palavras e tenha certeza de que é um prazer interagir com cada um de vocês, clientes ou fãs da Marca! Continue nos acompanhando para ficar sempre por dentro das nossas novidades. Abraços!

Elton Ribeiro da Cruz 31/08/2018 15:02

Ótimo artigo, equipe da Mercedes-Benz! Estão de parabéns por valorizar os busólogos e a busologia! Vou compartilhar esse artigo com o Carlos Henrique (o Henrique Estrada da Rádio Ônibus), ele vai gostar muito!

Mercedes-Benz 31/08/2018 16:16

Ficamos contentes que tenha gostado, Elton! :D Fique à vontade para compartilhar com quem você quiser. Abraços e ótimo fim de semana!

Veja também no BusClub