Walter Barbosa explica como a tecnologia trabalha a favor do custo operacional.

As renovações de frotas já apresentam mais intensidade no segmento urbano, rodoviário e fretamento. Em consequência disso, a tecnologia demonstra indicativos de crescimento surpreendentes. Os empresários e os gestores de transporte enxergam e reconhecem os benefícios e vantagens das inovações para rentabilidade da operação e para o conforto e produtividade dos motoristas.

Os avanços tecnológicos dos motores e trens de força dos ônibus trazem mais ganhos em termos de eficiência, consumo e manutenção, além de reduzir custo operacional e otimizar o TCO (custo operacional total verificado ao longo de toda a vida útil do veículo).

Tecnologias que tem por objetivo reduzir o consumo de combustível já são realidade em frotas de ônibus no Brasil, entre elas: o sistema de desligamento automático do motor e sistema de recuperação de energia elétrica. O que reduz não somente o consumo, mas também as emissões de poluentes, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar.

Por outro lado, o sistema de desligamento automático do motor contribui para conscientização do motorista quanto à necessidade de desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado.

Por falar nos motoristas, as tecnologias de auxílio à condução tornam sua jornada mais confortável, segura e produtiva. Já é possível, por exemplo, equipar ônibus rodoviários com piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, sistema de aviso de faixa, controle eletrônico de estabilidade, freios eletrônicos e muito mais.

Em suma, o reconhecimento à importância da tecnologia no dia a dia do transporte de passageiros motiva os fabricantes do setor a continuar buscando soluções para hoje e também para o futuro, afinal, transporte, mobilidade e sustentabilidade ambiente caminham lado a lado.

Veja também no BusClub