O Que Faz Um Busólogo?

Um busólogo é alguém que é apaixonado por ônibus e tem interesse por todos os assuntos que o cerca. É um verdadeiro hobby em que os admiradores do veículo praticam estudos sobre o tema, assim como colecionam miniaturas e outros detalhes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este artigo!

Entendendo melhor sobre ser um busólogo

Será que você é um busólogo? Quem se denomina assim é aquela pessoa que dedica seu tempo para adquirir conhecimentos sobre os ônibus.

O interesse pode ir muito além, sendo:

  • colecionar miniaturas de ônibus;
  • colecionar fotografias;
  • colecionar catálogos de empresas de ônibus, roteiros ou qualquer outro documento relacionado;
  • estudar a história dos ônibus pelo mundo;
  • estudar sobre montadoras, empresas, etc;
  • discutir sobre assuntos relacionados em reuniões de busólogos;
  • preservar modelos antigos, entre outros.

Interesses dos busólogos

A maioria dos busólogos gosta de se reunir presencialmente ou discutir sobre o tema em fóruns, comunidades na internet e em eventos voltados para o tema.

Há quem consiga conciliar o hobby com a profissão, criando blogs, revistas e outros meios de comunicação sobre ônibus. Muitos também são motoristas do veículo. Inclusive, os apaixonados por ônibus amam andar no transporte, apreciam o barulho do motor, o design, a potência, etc.

O interesse alcança muitas vertentes, sendo não somente estético. O gosto pelo conhecimento, pela história, pelo processo das montadoras, dos chassis, da parte mecânica e, até mesmo, a mobilidade urbana, toma conta das rodas de conversa destes apaixonados.

Há, até mesmo, jogos virtuais relacionados à busologia (nome dado para a atividade relacionada ao passatempo), que podem ser encontrados em video games e aplicativos.

Um deles é o famoso OMSI-The bus Simulator, que simula como é dirigir um ônibus nas ruas de Berlim Ocidental durante o ano de 1989. Também é possível realizar algumas viagens por cidades brasileiras.

Portanto, ser um busólogo é ser um grande admirador de todos os assuntos que acercam os coletivos. Caso você tenha um enorme interesse sobre o tema e goste de passar horas e horas discutindo e pesquisando, saiba que você faz parte desse grupo.

Assim como há apaixonados por carros, os busólogos são aficionados por ônibus!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então certamente você vai amar conferir mais notícias sobre o universo do ônibus.

Aproveite e saiba por que os coletivos monoblocos da Mercedes-Benz marcaram o transporte brasileiro e acompanhe o Bus Club para manter-se sempre informado!

 

Veja também no BusClub