Qual é a diferença entre van e micro-ônibus?

Quer comprar um veículo, mas ainda não sabe a diferença entre van e micro-ônibus? Vamos ajudar você a sacar essa dúvida para que possa entender qual dos dois é o mais adequado para suas necessidades e/ou seu negócio.

Confira neste artigo e escolha o mais ideal para você!

Vans e micro-ônibus — pontos comuns

Antes de vermos a diferença entre van e micro-ônibus, é importante entendermos alguns dos pontos que ambos têm em comum.

Tanto um quanto o outro são indicados para transporte de um número menor de passageiros, sendo de oito a 20.

Também é possível, para os dois tipos, trabalhar realizando viagens interestaduais e/ou internacionais, porém, elas devem ser de até 540 quilômetros.

Ou seja, caso seu foco seja o transporte de poucos passageiros e em distâncias não tão longas, tanto a van quanto o micro-ônibus suprem essa necessidade.

Mas qual é a diferença entre van e micro-ônibus?

Sabendo os pontos em comum, agora é o momento de entender a diferença entre van e micro-ônibus. Isso porque, por conta das semelhanças entre os dois, muitos motoristas acabam ficando com essa dúvida.

Para ajudar você na decisão, preparamos uma lista com os pontos de maior diferença entre os dois veículos. Veja:

  • mesmo sendo para distâncias não tão longas, o micro-ônibus faz viagens mais demoradas do que uma van. Isso porque há mais espaço;
  • ainda que ambos suportem um número menor de passageiros, o micro-ônibus transporta mais pessoas do que as vans;
  • caso seu foco seja realizar transporte para eventos e viagens mais descontraídos e informais, a van é o melhor veículo;
  • caso seu público sejam passageiros que necessitam de mais privacidade, os micro-ônibus são os mais ideais;
  • se seus passageiros precisam de mais espaço para bagagem, aposte no micro-ônibus;
  • já se você deseja ter uma opção mais econômica de transporte, opte pelas vans.

Gostou de saber mais sobre a diferença entre van e micro-ônibus? Coloque os pontos na balança e decida qual o melhor veículo para você!

Fique por dentro do Bus Club para mais notícias como esta e aproveite os conteúdos.

Veja também qual a capacidade da carga dos chassis da Mercedes-Benz para micro-ônibus.  

Comentários

angelo josé lombardi 29/04/2021 12:14

Muito bom, obrigado , aproveitando, gostaria de saber se microonibus pode carregar carga . Fui informado que sim, desde que não traga riscos aos passageiros quando tiver os mesmos no veiculo. Obrigado

Mercedes-Benz 29/04/2021 12:28

Oi, Angelo! Sugerimos que consulte o Órgão de Trânsito em sua região a respeito de como funciona a legislação para o transporte de cargas em micro-ônibus. Abraço!

Flaecio Soares Pereira 14/05/2021 09:28

Quero comprar um micro ônibus ou uma vam

Mercedes-Benz 14/05/2021 13:35

Agradecemos pelo interesse, Flaecio! Sugerimos que entre em contato com uma de nossas concessionárias para negociar as condições de aquisição, você pode acessar o nosso Showroom Virtual pelo link: https://bit.ly/3y4Ue5o. Em caso de dúvidas, ficamos à disposição. Abraços!

José Marcone nascimento 02/09/2021 22:06

A van Mercedes Benz. 2019. No documento está como Micro ônibus. Ela pode trafegar pela faixa da direita . Se passar por algum Radar. Leva multa ou não. Por favor me responda com urgência.

Mercedes-Benz 05/09/2021 09:21

Olá, José! As Vans de passageiros da Mercedes-Benz possuem PBT superior a 3,5 toneladas e, por isso, são caracterizadas pela lei como Micro-Ônibus. Para maiores informações, sugerimos consultar o órgão de trânsito de sua região. Abraços!

Marco 25/11/2023 11:23

Bom Dia. Eu gostaria de saber o que é melhor para transportar Colaboradores? Se é melhor a Vans ou Micro-ônibus? A totalidade de Colaboradores é acima de 100

Mercedes-Benz 26/11/2023 09:45

Olá, Marco! Neste caso, sugerimos verificar com uma concessionária para que um dos nossos consultores possa lhe indicar o modelo ideal para atender as suas necessidades. Se desejar, os contatos estão disponíveis em https://www.mercedes-benz-trucks.com.br/concessionarios e também é possível fazer o cadastro no Showroom Virtual em http://showroommercedes-benz.com.br/. Abraços!

Veja também no BusClub