Você sabe a diferença entre ônibus urbano e rodoviário? Caso você ache que ambos são iguais, saiba que não são.
A partir de agora, você entenderá o que há de diferente entre os dois. Vamos conferir mais sobre o assunto neste artigo.
Transporte urbano e rodoviário — o que muda?
Possivelmente você sabe que há pontos divergentes entre um transporte urbano e um rodoviário, certo?
Essa diferença é algo que pode ser sugerida no próprio nome — o urbano é feito para rodar nas cidades, enquanto o rodoviário, nas rodovias, ou seja, para viagens em distâncias mais longas.
Porém, além disso, há alguns outros pontos entre eles que se diferenciam. São eles:
o rodoviário é feito em estradas, rodovias e ruas. Pode transportar pessoas, cargas e animais;
já o urbano transita no interior de uma cidade, podendo ser para transportar pessoas e/ou mercadorias.
Qual a diferença entre ônibus urbano e rodoviário?
Já contamos para você sobre as diferenças no quesito transporte destes dois meios diferentes. Porém, além desses pontos, há também divergências com relação à estrutura do ônibus em si.
Ou seja, quando falamos sobre a diferença entre ônibus urbano e rodoviário, também podemos destacar pontos com relação ao chassi de cada um deles.
Para ônibus urbanos, os chassis são produzidos considerando as mais variadas condições de pavimento, topografia e tráfego das cidades, com motores dianteiros e traseiros, suspensão metálica ou totalmente pneumática, configurações 4x2 ou articulados 6x2 ou 8x2, com diversas possibilidades de comprimento de carrocerias e quantidades de portas de embarque e desembarque, atendendo aos passageiros para as linhas distribuidoras.
Já com os ônibus rodoviários, os chassis são desenvolvidos para as aplicações de fretamento, transporte rodoviário, de curta , média e longa distância e turismo. Os chassis podem chegar até a 27,0 toneladas , nas configurações 4x2, 6x2 e 8x2, com motores dianteiros e traseiros, suspensão metálica ou totalmente pneumática, para todos os tipos de pavimento, topografia e condições de tráfego.
Agora você já sabe sobre a diferença entre ônibus urbano e rodoviário. Gostou de conferir mais sobre este assunto e tirar suas dúvidas?
Que tal aproveitar e conferir os chassis produzidos pela Mercedes-Benz para ônibus?
Comentários
Eliezer LIRON 19/03/2021 10:43
Está matéria não falou nada. Não forneceu nenhuma informação. Cadê o câmbio mais longo ou não, a diferença real, etc. Péssimo jornalista muito mal informado. Para que fazer a matéria de não tem informação
Mercedes-Benz 19/03/2021 11:45
Olá, Eliezer! Obrigado pelo feedback. Seus comentários foram encarados como sugestão de melhoria e serão encaminhados aos responsáveis para conhecimento. Temos diversos modelos disponíveis em nosso portfólio: micro-ônibus, ônibus urbanos com motor traseiro e dianteiro, articulados e rodoviários. ;) Se desejar, é possível visualizar as informações técnicas dos nossos modelos comercializados atualmente através do nosso site pelo link https://mercedes-benz.com.br/onibus/. Abraço!
Alessandro Rubbo 29/01/2023 15:11
Pelo que vi, quase todos tem a mesma opinião, inclusive eu, o artigo esclareceu NADA. Qual é mais resistente, o rodoviário ou o urbano. Tem diferença no motor de cada um. Por que existe essa classificação? Entre outras perguntas que não foram abordadas.
Mercedes-Benz 30/01/2023 11:30
Olá, Alessandro. Obrigado por compartilhar sua opinião com a gente. Cada veículo possui uma característica exclusiva dele, como por exemplo os chassis de ônibus urbano e rodoviário. O urbano foi desenvolvido para operações em cidades, seja pequenas ou grandes, e há diversos tipos e qualidades de pavimentos por onde os veículos trafegam. Além disso, estes modelos não costumam levar cargas muito altas por longos percursos. Já os rodoviários, como o próprio nome diz, foram desenvolvidos para trafegarem em rodovias, se deslocando por vários quilômetros e podendo transportar cargas com peso mais elevado. Porém, não significa que um é mais frágil que o outro; ambos são perfeitamente resistentes para suas aplicações. De toda forma, vamos direcionar seu comentário para os responsáveis da publicação para conhecimento. Até mais!
Claudio Lima da Cruz 18/06/2021 22:09
Concordo, não falou nada de nada......A matéria deveria ter abordado se tanto um quanto outro, podem rodar em ambas as estradas, devido a sua classificação, entre outros assuntos.
Mercedes-Benz 15/04/2022 11:17
Alcemir Domingues Mothe 27/10/2021 20:59
Eu esperava mais tambem Tipo, consumo km/l Diferenca do diferencial Força Velocidade... Decepção
Mercedes-Benz 28/10/2021 15:45
Olá Alcemir, lamentamos não alcançar as suas expectativas. Iremos encaminhar as sugestões para o setor responsável. Abraços! Conte sempre conosco!
cleber caetano 01/11/2021 08:14
infelizmente superficiais
Mercedes-Benz 15/04/2022 11:17
Carlos Almeida 09/11/2021 23:58
Realmente, comentários rasos. Esperamos, na próxima, matar as curiosidades atinentes ao assunto.
Mercedes-Benz 08/12/2021 14:41
Obrigado por compartilhar sua opinião com a gente, Carlos. Continue acompanhando as nossas postagens por aqui. Abraços!
Sarah Ribeiro 12/04/2022 14:16
O artigo entrega o que promete. Para os que estão aprendendo agora, ajudou bastante. Obrigada.
KAIQUE 12/04/2022 14:19
Concordo!
Mercedes-Benz 15/04/2022 11:17
Mercedes-Benz 15/04/2022 11:17
Obrigado pelo seu comentário, Sarah! Ficamos felizes em poder auxiliar. Para quaisquer dúvidas ficamos a disposição. Abraços!
judissos Rios 24/10/2023 11:26
concordo SHAH RIBEIRO. não é um artigo técnico e sim informativo para iniciantes no assunto, especialmente estudante do ensino fundamental.
Maria Eunice 31/05/2024 21:25
Contrária às opiniões acima, gostei do artigo e respondeu ao que eu precisava. Penso que detalhes mais específicos podem estar em outros artigos complementares. É só pesquisar e ler mais.
Carlos 19/07/2024 18:29
Isso não ajudou em nada. Desculpe. O que todos querem saber é sobre relação de marchas e diferencial, tipos de suspensão, sistemas de ar condicionado, consumo, motorização, documentação, legislação sobre renovação de frota... francamente... em vez de ajudar só faz perder tempo por falta de conhecimento.