Piloto automático adaptativo é um diferencial dos ônibus rodoviários

A Mercedes-Benz do Brasil reforça as avançadas tecnologias de segurança ativa de seus ônibus que trazem mais segurança nas estradas, tanto para motoristas e passageiros, quanto para os demais veículos e todo o tráfego.

Com o uso de radares, sensores, câmeras e avançados sistemas, os ônibus utilizam modernos recursos para oferecer ainda mais segurança nas estradas, auxiliando nas rápidas reações do motorista e do veículo em situações inesperadas, o minimiza os riscos durante as viagens.

Piloto automático adaptativo é um diferencial dos ônibus rodoviários

Referência em segurança ativa no segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz trouxe recentemente para o Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo), já disponível para modelos rodoviários O 500 RS e RSD, que faz com que o ônibus ande quase sozinho. Com isso, a marca antecipou uma tecnologia de segurança e conforto que estará presente no ônibus autônomo do futuro quando este chegar ao país.

Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto. O ACC se desabilita a uma velocidade menor que 15 km/h. Independente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo.

Outro destaque das tecnologias de segurança é o AEBS (Advanced Emergency Braking System), sistema de frenagem de emergência que tem o objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente. Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção nos freios, ou realizando uma freada de emergência. Item importante para ônibus também, é o LDWS (Lane Departure Warning System), sistema de aviso de faixa que gera um alerta sonoro e visual para o motorista quando o veículo se move para fora da via sem o seu movimento intencional.

Os ônibus rodoviários O 500 podem ser equipados ainda com TPMS (Tyre Pressure Monitoring System – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), EBS (sistema eletrônico de freios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle eletrônico de estabilidade), Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake (freio-motor auxiliar), ABS (sistema anti-travamento), ASR (sistema de controle de tração), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, piloto automático e freios a disco.

Gostou das novidades? Mais importante do que conhecer todas essas siglas de cor, é saber que a Mercedes-Benz não mede esforços para oferecer uma viagem cada vez mais confortável e segura para você.

Comentários

Augusto 07/04/2022 20:18

Olá! Vocês tem um vídeo oficial mostrando o funcionamento do ACC?

Mercedes-Benz 15/04/2022 11:28

Olá, Augusto! Você pode conferir um vídeo oficial da nossa Marca a respeito do ACC através do link: https://pt-br.facebook.com/mercedesbenzonibus/videos/acc/1858342697544639/. Para quaisquer dúvidas ficamos a disposição. Abraços!

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