Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

Piloto automático adaptativo é um diferencial dos ônibus rodoviários

A Mercedes-Benz do Brasil reforça as avançadas tecnologias de segurança ativa de seus ônibus que trazem mais segurança nas estradas, tanto para motoristas e passageiros, quanto para os demais veículos e todo o tráfego.

Com o uso de radares, sensores, câmeras e avançados sistemas, os ônibus utilizam modernos recursos para oferecer ainda mais segurança nas estradas, auxiliando nas rápidas reações do motorista e do veículo em situações inesperadas, o minimiza os riscos durante as viagens.

Piloto automático adaptativo é um diferencial dos ônibus rodoviários

Referência em segurança ativa no segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz trouxe recentemente para o Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo), já disponível para modelos rodoviários O 500 RS e RSD, que faz com que o ônibus ande quase sozinho. Com isso, a marca antecipou uma tecnologia de segurança e conforto que estará presente no ônibus autônomo do futuro quando este chegar ao país.

Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto. O ACC se desabilita a uma velocidade menor que 15 km/h. Independente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo.

Outro destaque das tecnologias de segurança é o AEBS (Advanced Emergency Braking System), sistema de frenagem de emergência que tem o objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente. Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção nos freios, ou realizando uma freada de emergência. Item importante para ônibus também, é o LDWS (Lane Departure Warning System), sistema de aviso de faixa que gera um alerta sonoro e visual para o motorista quando o veículo se move para fora da via sem o seu movimento intencional.

Os ônibus rodoviários O 500 podem ser equipados ainda com TPMS (Tyre Pressure Monitoring System – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), EBS (sistema eletrônico de freios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle eletrônico de estabilidade), Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake (freio-motor auxiliar), ABS (sistema anti-travamento), ASR (sistema de controle de tração), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, piloto automático e freios a disco.

Gostou das novidades? Mais importante do que conhecer todas essas siglas de cor, é saber que a Mercedes-Benz não mede esforços para oferecer uma viagem cada vez mais confortável e segura para você.

Comentários

ivonatto 27/06/2019 04:38

O chassis, Mercedes Benz Rodoviário, ficou bem equipado com componentes eletrônico, que vem a somar em segurança nas rodovias. Chassis perfeito para receber carrocerias Marcopolo, Busscar, Comil entre outros modelos a gosto do cliente empresario de ônibus.

Mercedes-Benz 28/06/2019 09:49

Bom dia, Ivonatto! Obrigado pelo feedback. Abraço e continue nos seguindo!

Mateus C. Barbosa 27/06/2019 09:10

Parabéns pelos investimentos em segurança. Bom para nós, passageiros, que podemos nos sentir mais tranquilos cada vez que entra num ônibus Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz 28/06/2019 09:51

Olá, Mateus! Segurança para nós é um item essencial :). Obrigado pelo feedback, que nos deixou contentes! Abraço e um ótimo dia!

Veja também no BusClub