Mercedes-Benz O-371: um marco na história.

Essa é uma pergunta que provavelmente só os mais jovens tenham: porque o Monobloco O-371 é uma paixão tão grande para os busólogos? À primeira vista, o design lindo e a nostalgia parecem a resposta. Mas a história vai muito além.

Fabricado na planta de Campinas, no interior de São Paulo e lançado em 1987, o modelo foi sucesso imediato e revolucionou o mercado: representando um novo patamar em modernidade, tanto que alguns de seus itens de linha são usados até hoje.

Logo de cara, o conforto era visivelmente superior ao padrão dos ônibus urbanos de sua época. A ergonomia dos bancos, os corredores e portas mais largas tornavam a viagem muito mais agradável. Outra novidade, que hoje em dia pode até parecer banal pela sua simplicidade, foi na verdade uma grande mudança: a indicação com letreiro eletrônico “Parada Solicitada”.

Do seu primeiro modelo até 1994, uma série de versões foram desenvolvidas e ganharam o país, sempre com o mesmo espírito inovador a cada lançamento. Seja no design, desempenho, na usabilidade ou em detalhes mais técnicos, a busca por avanços marcou a linha e foi sempre feita pensando em tudo, até nos mínimos detalhes. Em busca de alternativas ao diesel, por exemplo, foram desenvolvidas versões com motor a gás natural e também o trólebus.

Criado com verdadeira paixão pelo coletivo, o Mercedes-Benz O-371 foi um marco na história, e grande parte da evolução no transporte que podemos desfrutar hoje, se deve a ele. E viva o monobloco!

Comentários

GERSON FIGUEROA 12/01/2022 11:32

BUENAS DIAS , SOY UN FANATICO DE LOS BUSES DE MERCEDES BENZ, EN ESPECIAL DE ESTE 0-371 Y EN LO PERSONAL ME GUSTARIA QUE VOLVIERAN A SACAR ESE MODELO Y CREANME SERIA UN BOOM EN VENTAS Y CLARO A ESA CARROCERIA AGREGARLE LA TECNOLOGIA DEL 2022 Y UN PEQUE FACE EN LA PARTE FRONTAL DEL MISMO COMO POR EJEMPLO EL VIDRIO DEL FRENTE BAJARLO MAS OSEA EN ALTURA , CAMBIO DEL DISENO DEL TABLERO , LES COMENTO ESTO PORQUE EN HONDURAS DE DONDE RADICO ACTUALMENTE LOS EXPERTOS EN MECANICA DE TRANSPORTE PESADO DE PASAJEROS ELLOS DICEN QUE ESTE BUS A SIDO DE LO MEJOR EN CALIDAD , COMODIDAD ETC SERIA BUENO VER DE NUEVO VER ESTE BUS CON UN PEQUENO CAMBIO EN SU DISENO Y LES ASEGURO SERIA UN BOOMM EN VENTAS ASI COMO OTRAS MARCAS AN TRAIDO AL PRESENTE COCHES DEL PASADO A LA ACTUALIDAD CON LIGEROS CAMBIOS

Mercedes-Benz 14/01/2022 10:54

¡Estamos inmensamente felices con tu amor y apoyo por nuestros productos, Gerson! Llevaremos tu sugerencia al departamento responsable para su registro. Sigue siguiéndonos y un fuerte abrazo!

Veja também no BusClub