O que você precisa saber sobre o curso para Motorista de Ônibus Rodoviário

Para você que deseja trabalhar como motorista de ônibus rodoviário, urbano ou de transporte escolar, saiba que existe a resolução 168 do CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito. Ela regulamenta e exige o curso de formação especializada, pois são atividades que necessitam de conhecimento específico e o desenvolvimento de habilidades para os condutores de veículos de passageiros. Esse curso deve ser reciclado a cada cinco anos para garantir que o motorista esteja sempre atualizado.

Para quem deseja ser motorista de veículos de transporte coletivo, o curso tem 50h/aula e tem duas exigências. São elas:

  • O aluno tem de ser habilitado no mínimo na categoria D.
  • Ter mais de 21 anos.
  • Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir.
  • Cassação da Carteira de Habilitação.
  • Pena decorrente de crime de trânsito.
  • Não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) oferece o curso dentro das normas da resolução 168 do CONTRAN. Essa instituição atua no mercado há mais de 25 anos neste segmento, possui credibilidade comprovada e oferece bolsas integrais com 100% de gratuidade para trabalhadores de empresas de transporte que estejam com o cadastro em dia no SEST SENAT.

No curso são abordados temas, como: noções de primeiros socorros, direção defensiva, legislação de trânsito, respeito ao meio ambiente e de relacionamento interpessoal.

A exigência do curso é o que garante a boa prática dos motoristas no trânsito, o que é fundamental para condutores de transporte coletivo de passageiros. Ela instrui a manter um bom relacionamento com os passageiros, garantir a segurança do veículo e respeitar as leis de trânsito.
Que tal começar uma nova carreira hoje mesmo? Confira qual o SEST SENAT mais próximo de você e boas aulas!

Comentários

João Pedro dos Santos 25/03/2021 14:06

Quero fazer o curso de monitor

Mercedes-Benz 25/03/2021 18:45

Oi, João! Obrigado pelo carinho e pela preferência. É possível visualizar as informações sobre os cursos e treinamentos que a Mercedes-Benz oferece aos seus clientes através do nosso site pelo link https://www.mercedes-benz.com.br/caminhoes/servicos-e-pecas/treinamentos. Abraços!

Luciana Aparecida de Deus 19/01/2022 19:05

Quero fazer esse curso tenho 46 anos o que faço

Mercedes-Benz 21/01/2022 17:16

Olá, Luciana! Para obter mais informações, sugerimos que consulte diretamente os canais de atendimento do SEST SENAT pelo link https://www.sestsenat.org.br/unidades. Abraços!

Orlando prado de oliveira 15/07/2021 23:24

Olá gostaria de saber mais sobre o curso pra motorista de onibus

Mercedes-Benz 16/07/2021 17:02

Olá, Orlando! Você poderá consultar mais informações diretamente com a unidade SEST SENAT da sua região, consultando os contatos em https://www.sestsenat.org.br/unidades. Abraços!

Veja também no BusClub