Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

A história do ônibus: como tudo começou

Os primeiros ônibus surgiram lá na França, em 1826, quando um dono de casas de banho resolveu transportar seus clientes. Ficou curioso? Conheça esta história!

A história do ônibus começou lá na França, em Nantes, no ano de 1826. Stanislav Baudry era proprietário de casas de banho da cidade e resolveu inovar. O empresário começou a fazer o transporte de seus clientes do centro da cidade até a região periférica de Richebourg, onde ficavam suas propriedades.

O termo ônibus surgiu de um jogo de palavras com o termo em latim, Omnes Omnibus (tudo para todos), e foi popularizado graças ao ponto final do transporte, que era a chapelaria Omnes.

O negócio foi tão promissor, que Baudry decidiu abandonar suas casas de banho e fundou a primeira companhia de ônibus da história. Mesmo sem concorrentes, o negócio acabou não dando muito certo, mas foi o suficiente para que a ideia do transporte coletivo se popularizasse e fosse propagada em cidades como Londres e Nova Iorque.

A história dos ônibus Mercedes-Benz

A história da Mercedes-Benz com ônibus se dá início em 1895, quando Carl Benz e Gottlieb Daimler construíram o primeiro modelo a combustão, deixando o ultrapassado meio de transporte a tração animal para trás.

O primeiro modelo era derivado de um Landau, criado por Benz e Daimler. A versão transportava até oito passageiros e fazia o trajeto entre a cidade de Siegen e as localidades de Netphen e Deutz, na Alemanha. Era um trajeto de 15 quilômetros percorridos em 1 hora e 20 minutos.

A evolução nos primeiros anos

Foram necessários apenas três anos para que surgisse o primeiro serviço de transporte público na Alemanha, com os ônibus motorizados, e outros sete anos para que o transporte público chegasse a Berlim, com ônibus de dois andares que transportavam 32 passageiros.

Em 1911, Daimler lançou os primeiros ônibus com poltronas estofadas, janelas basculantes e calefação no piso, tornando assim a viagem ainda mais confortável.

Após o início da década de 1920, pós Primeira Guerra Mundial, surgiram os primeiros motores a diesel, freio a ar comprimido e chassi de estrutura baixa. Cada aperfeiçoamento aprimorou a dirigibilidade, o conforto e a segurança para motorista e passageiros, consolidando cada vez mais o ônibus no mercado de transporte público.

A idade adulta dos ônibus

Nos anos 1930 começaram as distinções entre os ônibus urbanos e rodoviários. Com estradas melhores já era possível alcançar velocidades de até 100 km/h, assim o transporte em ônibus já conseguia ultrapassar a velocidade de trens no transporte de passageiros.

Com a chegada dos anos 1950 surgiu uma das maiores evoluções dos ônibus, a carroceria monobloco. Desenvolvida com base nas estruturas de aviões modernos, é utilizada até hoje e permitiu a construção de ônibus mais leves, ágeis, com mais estabilidade e conforto.

Até hoje os ônibus estão em constante evolução, com novas tecnologias surgindo e melhorando ainda mais a forma de transportar pessoas com segurança e conforto.

Comentários

Paulo vodal 22/10/2019 17:24

Boa

Odmar Feitosa 23/10/2019 06:29

Show !!!

Tânia Nasser 31/10/2019 20:23

História muito interessante.

Mercedes-Benz 31/10/2019 21:49

Olá, Tania! Obrigado pelo feedback. Ficamos contentes em saber que curtiu. Abraço!

Lael Menezes 30/11/2019 11:17

Uma bela história, com um final tão feliz... Parabéns, Mercedes Benz !!!!!

Mercedes-Benz 30/11/2019 16:17

Muito obrigado comentário, Lael. Continue sempre nos acompanhando para ficar por dentro das novidades e relembrar nosso passado histórico. Abraços!

Veja também no BusClub