Dicas para viajar de ônibus com seu bebê

Com o fim do ano, festas e férias se aproximando, muitas famílias aproveitam o momento para viajar e visitar seus parentes. E para não deixar os pequenos de fora dessa viagem, Dicas para viajar de ônibus com seu bebêa Mercedes-Benz trouxe dicas excelentes para proporcionar conforto e segurança para toda a família durante o trajeto de ônibus.

Documentação obrigatória

Antes de tudo, os pais devem preparar a documentação da criança. Para menores de 12 anos, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade ou passaporte.

Para a viagem com maiores de 12 anos, é obrigatória a apresentação de algum documento com foto.

Importante: em ambos os casos, de menores ou maiores de 12 anos, a criança deve sempre estar acompanhada dos pais ou por um responsável com autorização dos pais. Esse documento de autorização de responsáveis deve ser obtido no Juizado de Menores da sua cidade.

Preparação para a viagem

É muito importante planejar com cuidado a alimentação, o conforto, as roupas e as demais necessidades que seu bebê possa ter.

Procure levar alimentos leves, como papinhas e frutas, para alimentar o bebê durante a viagem. Selecione roupas leves e confortáveis, manta para passar a noite e pequenos brinquedos para chamar a atenção da criança. Prepare um estoque com fraldas e lenços umedecidos para viajar todo o trajeto sem necessidade de comprar durante a viagem.

Leve apenas o suficiente na bolsa de mão e procure viajar com mochilas ao invés bolsas de malas pesadas. Despache o carrinho do bebê no bagageiro do ônibus e evite levar mais do que o necessário para a viagem.

Segurança do bebê

Para bebês menores de seis meses é recomendado que a viagem seja feita no colo dos pais. É recomendado que os pais utilizem o canguru ou sling, para aliviar a tensão nos braços ao viajar com o pequeno. E lembre-se de que APENAS o adulto deve utilizar o cinto de segurança quando a criança está no colo.

Para crianças maiores é necessário o uso do bebê-conforto ou da cadeirinha, assim como em automóveis. Antes de viajar, entre em contato com a empresa de ônibus e certifique-se do tamanho da poltrona e demais especificações da cadeirinha para dar mais conforto e segurança à criança.

Tome nota de um ALERTA importante: NUNCA deixe sua criança com estranhos! Sempre que for descer do ônibus nas paradas, leve-o junto, nunca deixe-o sozinho dentro do ônibus, mesmo que a criança esteja dormindo. O tráfico de crianças e adolescentes é uma realidade e não podemos dar chances para que sejamos mais uma vítima.

Horário da viagem

Dê preferência a viagens que ocorrem nos momentos de sono da criança, assim você irá proporcionar uma viagem mais tranquila para o bebê e para você.

Não se preocupe com os outros passageiros por possíveis choros do bebê durante a viagem. Esse é um momento em que todos devemos ter paciência. Precisamos, acima de tudo, respeitar as necessidades do bebê, que também é um ser humano que vive em sociedade, precisa de cuidados especiais e compreensão, bem como os pais ou responsáveis.

Outro cuidados

Além de todos os cuidados acima, leve sempre remédios para enjoo, dor de cabeça e resfriados. Mantenha seu filho hidratado e alimentado com lanches rápidos e leves para evitar que a criança passe mal durante a viagem.

Mantenha seus filhos sempre à vista, o cuidado com os pequenos nunca é demais. Aproveite os momentos de parada do ônibus para trocar fraldas, usar o banheiro, trocar o leite das mamadeiras e até mesmo, se possível, dar um banho rápido no bebê.

Aproveite a viagem

Para dar tudo certo na viagem, respeite as necessidades e os limites do seu filho. Aproveite esse momento para se conectar à criança. São momentos como esse que ficam marcados na memória da família.

Agora ficou fácil pegar a estrada com os bebês! Então aproveite o momento e planeje aquele roteiro perfeito para curtir em família.

Boa viagem e até a próxima!

Comentários

Kassandra Garces de morais 20/04/2022 13:40

Agora sim com essas dicas eu posso viajar tranquilamente com meu filho

Mercedes-Benz 22/04/2022 10:03

Olá, Kassandra! Ficamos felizes que nossas dicas poderão ajuda-la a ter uma viagem mais tranquila com seu filho. Desejamos a vocês uma excelente viagem. Abraços!

Veja também no BusClub