Vícios de direção que os motoristas devem evitar

Os motoristas mais valorizados são aqueles conscientes da importância de uma condução segura e econômica.

Porém, é fácil seguir padrões de condução, mas é preciso ter conhecimento, treinamento e eliminar os vícios facilmente adquiridos, pois somos humanos e nem sempre conseguimos manter bons hábitos sem ter consciência deles.

Com as dicas que vamos dar neste post é só colocá-las em prática de forma autoconsciente, mas, tenha certeza, elas precisam ser revistadas de tempo em tempo. Vamos lá!

Para reduzir o consumo

Primeiramente, estabeleça uma meta nos percursos que faz. Pode ser de redução de 10% a 15%.

Os novos ônibus já contam com o sistema o EIS (desligamento automático do motor). Caso não tenha esta tecnologia, desligue o motor quando estiver parado por mais de quatro minutos.  Outro hábito que aumenta o consumo é pisar no acelerador quando o ônibus está parado. Isso contribui desnecessariamente para aumentar também a poluição.

Evite o desgaste prematuro de peças

Um hábito bastante comum é manter a mão sobre a alavanca de câmbio. Há dois grandes problemas neste hábito: é infração dirigir com apenas uma das mãos no volante. E está na pressão que você faz no câmbio, que com o tempo pode causar problemas na troca de marchas.

Outro vício que causa desgaste prematuro da embreagem e aumenta o consumo de diesel é descansar o pé com ele sobre a embreagem. Portanto, depois de trocar a marcha, jamais apoie o pé na embreagem, esperando a próxima troca. Saiba que mesmo com uma leve pressão sobre o pedal, a embreagem é ativada e isso acelera o seu desgaste.

Segurar o ônibus na embreagem para mantê-lo parado em uma subida força o sistema de forma desnecessária. Se você se sentir inseguro, usar o freio de mão é uma dica que pode ajudar.

A forma correta de passar por uma lombada é usando marcha lenta e de frente com as duas rodas dianteiras ao mesmo tempo. Assim, a suspensão não fica sobrecarregada. Quando você passa de lado, a passagem pode parecer mais suave. No entanto, essa atitude está contribuindo para diminuir a vida útil da suspensão, dos amortecedores e rolamentos.

Evite virar o volante com o ônibus parado. Isso causa uma sobrecarga no sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. O ideal é sempre girar o volante com o veículo em movimento.

Segurança

A mania de fazer vídeos e fotos com ônibus em movimento é uma das principais causas de acidentes. Se precisar ligar para alguém utilize acessórios de viva voz. O mais recomendável, no entanto, é evitar esse tipo de comunicação até chegar ao seu destino.

Não limpe o para-brisas com as mãos. Elas têm gorduras naturais, que grudam no vidro e atrapalham a visibilidade. Utilize sempre um pano ou até mesmo papel.

O pisca-alerta é uma convenção regulada pelo Código Brasileiro de Trânsito que sinaliza emergências e só deve ser utilizado com o ônibus parado. E só deve ser usado nesses casos — não pode ser um “pedido de desculpas” por cometer uma infração, como, por exemplo, parar em fila dupla.

Os óculos escuros dão conforto, mas, para quem precisa de correção, não podem simplesmente substituir os convencionais. Nesse caso, use lentes corretivas escuras.

E você, conhece outros vícios? Deixe o seu comentário e compartilhe das suas experiências com a gente!

Veja também no BusClub