O começo de uma grande história: Mercedes-Benz O 3500

O ano é 1949, pós-Segunda Guerra. A Mercedes-Benz lança o que se tornaria um dos seus maiores sucessos de produção e inovação.

O modelo O 3500 foi baseado no caminhão L 3500, produzido e lançado na mesma época. Tinha motor OM 312 dianteiro a diesel, 6 cilindros, potência de 90 cv e alcançava velocidade máxima de 82 km/h. Possuía um chassis rebaixado para ter entrada mais baixa que de seu irmão, o L 3500.

Entre o ano de 1949, quando iniciou sua produção, até 1955, último ano de produção, saíram da planta da cidade de Mannheim, na Alemanha, 6.049 unidades produzidas. Esse número demonstra o sucesso que ele fez na época!

Do modelo O 3500, foram produzidos ônibus rodoviários e urbanos que tinham capacidade para até 22 pessoas sentadas e até 23 pessoas em pé.

O modelo urbano contava com porta dianteira acionada por ar comprimido, a traseira era dobrável e acionada pneumaticamente.

Podia ser equipado com rack de teto e tinha compartimento de carga na parte traseira. Para o conforto dos passageiros, todos os assentos eram em couro sintético, com encosto de cabeça, apoios de braço central, encostos ajustáveis e mesa dobrável no banco dianteiro. Continham sistema de ventilação e aquecimento, luminárias de teto e também nos pés, próximas às portas, dando mais conforto e segurança aos passageiros.

Nele eram incluídas luzes de segurança, limpadores de para-brisas duplos, espelhos internos e externos, extintores de incêndio e kit de primeiros socorros. Isso mostra a preocupação da Mercedes-Benz em sempre proporcionar segurança ao motorista e aos passageiros.

Foi sucedido pelo modelo O 321 H, mas o O 3500 ficou na lembrança dos amantes de ônibus pelo mundo inteiro, deixando saudades e trazendo ainda mais confiança e inovações para o público da Mercedes-Benz.

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