Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

O começo de uma grande história: Mercedes-Benz O 3500

O ano é 1949, pós-Segunda Guerra. A Mercedes-Benz lança o que se tornaria um dos seus maiores sucessos de produção e inovação.

O modelo O 3500 foi baseado no caminhão L 3500, produzido e lançado na mesma época. Tinha motor OM 312 dianteiro a diesel, 6 cilindros, potência de 90 cv e alcançava velocidade máxima de 82 km/h. Possuía um chassis rebaixado para ter entrada mais baixa que de seu irmão, o L 3500.

Entre o ano de 1949, quando iniciou sua produção, até 1955, último ano de produção, saíram da planta da cidade de Mannheim, na Alemanha, 6.049 unidades produzidas. Esse número demonstra o sucesso que ele fez na época!

Do modelo O 3500, foram produzidos ônibus rodoviários e urbanos que tinham capacidade para até 22 pessoas sentadas e até 23 pessoas em pé.

O modelo urbano contava com porta dianteira acionada por ar comprimido, a traseira era dobrável e acionada pneumaticamente.

Podia ser equipado com rack de teto e tinha compartimento de carga na parte traseira. Para o conforto dos passageiros, todos os assentos eram em couro sintético, com encosto de cabeça, apoios de braço central, encostos ajustáveis e mesa dobrável no banco dianteiro. Continham sistema de ventilação e aquecimento, luminárias de teto e também nos pés, próximas às portas, dando mais conforto e segurança aos passageiros.

Nele eram incluídas luzes de segurança, limpadores de para-brisas duplos, espelhos internos e externos, extintores de incêndio e kit de primeiros socorros. Isso mostra a preocupação da Mercedes-Benz em sempre proporcionar segurança ao motorista e aos passageiros.

Foi sucedido pelo modelo O 321 H, mas o O 3500 ficou na lembrança dos amantes de ônibus pelo mundo inteiro, deixando saudades e trazendo ainda mais confiança e inovações para o público da Mercedes-Benz.

Comentários

Rubens Hernandes 13/11/2019 13:58

Lembro quando eu era criança, no início da década de 60, fiz minha primeira viagem ao Rio de Janeiro e fiquei maravilhado com aquelas lotações semelhantes ao da foto porém um pouco menores.

Gostei muito deste modelo,podeiria ser usado hoje com modificações na segurança , como ônibus de passeios turísticos 13/11/2019 19:42

Lindo modelo, como passeio turístico a antiga em cidades e localidades pré pesquisadas seria uma maravilha, falo isso em todo mundo, seria uma maravilha para os saudosista, que estiariam com seus 60 anos dai para cima, é um filão a ser explorado, pensem nesta ideia de um veio maluco,por viagens,

Jayro Freitas 13/11/2019 20:32

Na década de 70 tivemos uma 312 que fazíamos transporte escolar em Nova Friburgo RJ.Apelidada pelas crianças de Beiçudo.Saudades.

Alman Ribeiro de Oliveira 18/11/2019 07:22

Olá! Magnifico. Estou atrás de um desses em miniatura. Gostaria de fazer uma observação: o catálogo técnico do O500 RS,está aparecendo l O500 MA ( urbano),inclusive potência e torque de 354 cv/ 1600 mm q no RS é 360 cv/ 1850 mm. Seria interessante corrigir aí. Obgd. Abraço

Mercedes-Benz 18/11/2019 09:52

Bom dia, Alman! Obrigado pelo feedback. Encaminhamos sua mensagem para conhecimento das áreas envolvidas. Abraço e uma ótima semana! ;)

Veja também no BusClub