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Tecnologias e itens desenvolvidos para redução do consumo de diesel

Não é raro ler na mídia, seja rede sociais, jornais ou revistas, sobre os benefícios da redução do consumo de diesel, como menor conta a ser paga no final do mês e redução das emissões de poluentes. Neste post, vamos falar sobre o quanto a tecnologia tem falado sobre este objetivo.

Invenção do motor diesel

Poderíamos começar em 6.000 anos antes de Cristo, quando foi inventada a roda. Mas vamos apertar a tecla >> e partir para 1883 (há convergência nos registros da história sobre o dia e mês), foi quando Rudolf Diesel registrou a patente do seu motor de autoignição na Alemanha, o primeiro motor movido a motor diesel do mundo.

Em 1905 foi patenteado o turbocompressor, após experimentos dos alemães Gotttlieb Daimler e Alfred Büchi, e repetida por Rudolf Diesel, houve a criação do turbocompressor foi o primeiro passo para tornar o motor diesel mais econômico.

Proconve

Agora, explicando especificamente sobre o Brasil para resumir um pouco, e este é o objetivo de um blog, vamos apertar novamente a tecla >> e chegarmos a 1988. Após este avanço, chegamos na criação do Proconve (Programa de Controle das Emissões dos Veículos Automotores), gestão que há havia começado na Europa e que o Brasil começou a adotar no início da década de 1990 com apoia do governo, montadoras de veículos e entidades ligadas ao setor. O Proconve criou uma legislação, em comitês com representantes da indústria, entidades e governo, para criar uma escala de redução de consumo e emissões, inclusive de ruídos. Com isso, foram introduzidos sistemas de redução das emissões nos motores diesel. A mais utilizada foi o SCR (Sistema de Redução Catalítica) em motores de caminhões e ônibus, e ERG (Recirculação dos Gases de Exaustão) em motores de comerciais leves. Além disso, cada fabricante teve suas estratégias.

BlueTec 5

A Mercedes-Benz, por exemplo, adotou o BlueTec 5, utilizado desde 2005 com sucesso na Europa, aperfeiçoado para as condições de transporte do Brasil e demais países da América Latina. Foi um trabalho de mais de 400 engenheiros do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa em São Bernardo do Campo (SP). O BlueTec 5 melhora a combustão interna do motor e trata os gases no escapamento, reduzindo as emissões de particulados em 80% em relação a geração anterior e 60% as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), transformando em nitrogênio puro e vapor d’água, inofensivos ao meio ambiente. A tecnologia também fez os motores Mercedes-Benz ficarem mais econômicos. Além disso, mais recentemente, a Mercedes-Benz passou as equipar seus ônibus com novos sistemas para ficarem mais econômicos.

Tecnologias RKM e EIS

As emissões ganham importância em metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras grandes cidades do Brasil e América Latina. Entre as avançadas tecnologias, incluem-se o RKM (sistema de recuperação de energia elétrica) e o EIS (desligamento automático do motor).

O gerenciamento inteligente do RKM, cuja principal vocação são os ônibus urbanos, aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.

Com os super capacitores carregados, o RKM disponibiliza uma carga de energia elétrica que normalmente é fornecida pelos alternadores, que são acionados pelo motor do veículo. Ao liberar os alternadores dessa função, o sistema propicia uma economia no consumo de combustível. Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da Mercedes-Benz, foram registradas economias médias de cerca de 2%. Além disso, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).

O EIS (Engine Idle Shutdown) é um inovador sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado.

Comentários

José Tomaz de Brito Ribeiro 14/04/2020 01:12

Parabéns pelas inovações! Vocês estão desenvolvendo ônibus elétricos urbanos? Els vem para substituir todos os outros!

Mercedes-Benz 14/04/2020 08:54

Olá, Jose! Muito obrigado pelo elogio. A Mercedes-Benz frequentemente estuda novas tecnologias e investe em inovação. No entanto, até o momento não há informações oficiais sobre previsão de lançamento de chassis para ônibus urbanos elétricos no Brasil. De toda forma, continue sempre ligado em nossas postagens, pois se tivermos novidades sobre o tema postaremos por aqui :) Abraços!

Carlos Marcelo Peres Santos 14/04/2020 08:50

Parabéns pelas inovações, fruto de pesquisas de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente. Solicito maiores informações acerca de cursos oferecidos pela montadora.

Mercedes-Benz 14/04/2020 09:03

Bom dia, Carlos! Obrigado por seu interesse pelos treinamentos de nossa Marca. Através link abaixo, você poderá obter mais informações sobre os cursos disponíveis. https://mercedes-benz.com.br/onibus/servicos-e-pecas/treinamentos Ainda, caso tenha interesse em receber mais detalhes sobre as datas e valores dos cursos e treinamentos oferecidos pela Mercedes-Benz e já seja um cliente da Marca, por favor, nos retorne por e-mail através do link http://scup.it/ia3s com os dados abaixo: - CPF ou CNPJ - Nome Completo ou Razão Social - Endereço completo (com CEP) - 2 telefones para contato - E-mail - Concessionário do qual é cliente - Onde ficou sabendo sobre o treinamento? Encaminharemos os seus dados para a área responsável, que fará contato com você para passar mais detalhes sobre o tema. Abraços!

Jorarmir 14/04/2020 18:20

Parabéns pelo belo trabalho que vocês vem fazendo isso é muito bom e também muito importante não só pra nós quanto a natureza também agradece. Felicidades a todos.

Mercedes-Benz 15/04/2020 11:38

Davi 14/04/2020 19:56

Eu prefiro o motor diesel sem muita tecnologia. Quando essa tecnologia dá defeito, nem a concessionária da jeito ou é muito caro o reparo.

Mercedes-Benz 14/04/2020 20:11

Oi, Davi. A tecnologia BlueTec 5 é essencial para a redução de poluentes em nossa atmosfera, como faz parte dos valores de nossa empresa sempre prezar pelo nosso Meio Ambiente, essa tecnologia é imprescindível para nós. Além de ajudar na diminuição de poluentes, ainda torna o motor mais econômico. Venha visitar uma de nossas concessionárias, nossos técnicos poderão lhe mostrar as vantagens do BlueTec 5 pessoalmente. Em caso de dúvidas, ficamos à disposição. Abraços!

Darcio Ferraz Sousa 16/05/2020 20:24

História

Mercedes-Benz 17/05/2020 11:38

Oi, Darcio. Tudo bem? Precisa de alguma informação? Abraço!

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