Mora na cidade de São Paulo ou tem viagem marcada pra lá? A gente recomenda uma visita: Museu dos Transportes Públicos. Localizado no bairro do Canindé ele conta com um acervo de sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.
Inaugurado em 20 de março de 1985, o museu foi fundado pelo do ex-funcionário da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) Gaetano Ferolla e atualmente é mantido e administrado pela SPTrans. Seu acervo foi enriquecido ao longo dos anos graças a doações de colecionadores e instituições privadas.
Lá você encontrará relíquias do transporte público nacional como o primeiro bonde a circular no Brasil e o primeiro trólebus com produção nacional. Também é possível visitar o salão de viaturas, onde estão os bondes, ônibus e trólebus. Ainda dá pra relaxar no jardim com bancos e luminárias que retratam a década de 1920 e depois conhecer uma sala de fotografias e de documentos.
Além de toda a história do uso do transporte público, ainda é possível observar uma imagem de São Paulo Romântica, com seus famigerados pontos turísticos vistos de uma ótica datada do século XIX. A visita vale pra quem quer relembrar como eram os bondes circulando pelas ruas da capital e também pra aqueles que desconhecem essa fase tão importante dos transportes.
Serviço:
O museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
Agendamento de visitas monitoradas para escolas pelo telefone: (11) 3315-8884.
ENTRADA FRANCA.
Av. Cruzeiro do Sul, 780 - Canindé - SP.
Próximo à estação Armênia do Metrô.