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Chassis da Mercedes-Benz só chegam aos clientes após inspeção cuidadosa e processo de auditoria interna

fonte:Mercedes-Benz

Uma parceria entre a Mercedes-Benz do Brasil e os principais encarroçadores do país garante um processo robusto e abrangente de PDI (Pre Delivery Inspection ou Inspeção Pré-Entrega, em português). Desse modo, o cliente só recebe o veículo após uma avaliação minuciosa que envolve a área de Qualidade e diversos profissionais.

“O PDI da Mercedes-Benz é um grande diferencial da marca no mercado brasileiro”, afirma Ricardo Silva, diretor geral de Ônibus da América Latina. “Somos os únicos a realizar uma inspeção desse porte em 100% dos chassis de ônibus. Isso nos permite assegurar a qualidade, que é um atributo historicamente associado à estrela de três pontas em todo o mundo”.

A inspeção ocorre nas instalações dos encarroçadores em boxes montados especialmente para essa finalidade. Os profissionais da Mercedes-Benz ficam baseados em cada uma das empresas parceiras e acompanham todo o programa de produção, desde a preparação do chassi para receber a carroçaria até a etapa final.

Tudo é analisado, desde a instalação das estruturas laterais, frontal, traseira e do teto até os chicotes elétricos, chapa, pintura e acabamento. São verificados também todos os sistemas do veículo, como os de direção, de freios, elétrico e pneumático. Se houver correções a serem feitas, o veículo será liberado para a entrega somente após a execução dos ajustes necessários.

Em caso de danos ocorridos no transporte, a equipe de PDI avalia a origem do dano. Caso se trate de um problema de responsabilidade da fábrica, os profissionais da Mercedes recorrem às áreas de Pós-Venda ou de Engenharia. Se for do encarroçador, a equipe de PDI elabora um relatório detalhado que ajuda na condução das providências necessárias. O objetivo é garantir que o cliente receba o veículo nas mesmas condições em que ele se encontrava na fábrica.

HISTÓRIA

A equipe de PDI existe desde 2005 sob o comando da área de Qualidade. Desde junho de 2012, conta com times baseados em várias localidades, como Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde está o encarroçador Marcopolo Rio, e Botucatu, em São Paulo, onde ficam os parceiros Caio e Irizar.

“Nossos parceiros são extremamente experientes, competentes e comprometidos com a qualidade”, avalia Jorge Vassilas, gerente do setor de Qualidade. Além disso, os engenheiros da montadora ajudam no dia a dia dos parceiros e são responsáveis por desenvolver instruções para os processos de alongamento ou encurtamento dos chassis. “Nossos profissionais avaliam a interface entre o produto Mercedes e as diversas carroçarias, trocando informações, desenhos e projetos”, diz.

Os engenheiros da área de Qualidade também realizam auditorias que abrangem o processo inteiro, como controle de entrada, armazenamento e segurança. Os dados captados no PDI são lançados num sistema corporativo e compartilhados com vários setores, entre eles Qualidade, Engenharia, Produção, Pós-Venda e Garantia, aprimorando o resultado final continuamente.

Fonte: Mercedes-Benz

Comentários

Dimas de oliveira 09/05/2015 11:54

Queria que a Mercedes benz me deixasse me atualizado nas inovações

Mercedes-Benz 14/05/2015 17:32

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