A Mercedes-Benz trouxe mais uma novidade ao setor de transporte de passageiros. Desde abril deste ano, os chassis O-500 R, O 500 RS e O-500 RSD contam com uma suspensão pneumática com controle eletrônico, chamada ECAS - Electronically Controlled Air Suspension.
A vantagem é o controle da altura do veículo, mesmo se houver mudanças na carga. Agora, as distâncias entre os eixos e quadros, que determinam a altura, são registradas continuamente por meio de sensores e, em caso de desvios nos níveis predefinidos, a correção acontece graças à alteração na pressão de uma bolsa de ar.
O próprio motorista pode elevar ou rebaixar a carroceria a fim de evitar colisões na parte superior ou ajudar na transposição de obstáculos. O nível normal é atingido automaticamente quando o veículo atingir uma velocidade superior a 5 km/h.
As novidades trazem mais conforto e estabilidade, além de simplificarem a manutenção e diminuírem os solavancos que afetam a estrutura do carro, aumentando a vida útil de cada veículo.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil