Recentemente, a invenção do ônibus motorizado completou 120 anos. O primeiro veículo à combustão foi desenvolvido em 1895 pelo alemão Karl Benz, engenheiro que fundou a Mercedes-Benz. Antes, o transporte de passageiros era realizado exclusivamente por veículos com tração animal.
O ônibus como conhecemos hoje é descendente direto de uma carruagem Landau. Benz adaptou um motor com apenas um cilindro, quatro tempos e 0.5 hp de potência, localizado na traseira, movido a gasolina. A criação pesava 1.200 quilos e contava com rodas altas, de madeira. O assento do condutor era localizado na frente e o veículo dispunha apenas de uma simples cobertura para proteger os passageiros.
Tinha capacidade para transportar oito pessoas de Siegen às aldeias de Netphen e Deutz, na Alemanha. A linha contava com apenas dois ônibus. O trajeto, de 15 quilômetros, era realizado em uma hora e vinte minutos.
A demora se devia a estradas mal conservadas, mau tempo e motoristas sem experiência, por isso a ideia logo foi abandonada. Mas nascia ali um invento que seria revolucionário mais tarde.
Já em 1898, surgiu um serviço de ônibus público em Wuerttemberg, também na Alemanha. A empresa Daimler, que hoje detém a divisão Mercedes-Benz Cars, entre outras, foi pioneira e contava com quatro modelos diferentes de ônibus, com capacidade entre seis e 16 passageiros.
De lá para cá, os ônibus se tornaram muito mais confortáveis, seguros, potentes, emitem menos ruído e são velozes como nenhuma pessoa da época de Karl Benz poderia imaginar.
Fontes: Campione Veículos - http://bit.ly/1EYwiwu
Revista AutoBus - http://bit.ly/1R4mkCa