Uma das empresas parceiras da Mercedes-Benz, a Eletra, pediu à montadora que desenvolvesse um motor-gerador para ônibus independentes de combustíveis fósseis. O resultado pode ser visto no chassi superarticulado O 500 UDA, de 23 metros e 4º eixo direcional, o primeiro ônibus elétrico híbrido do Brasil.
Batizado de Dual Bus, pode ser considerado totalmente elétrico quando utiliza apenas baterias. Porém, também pode circular como trólebus, operando em áreas com rede elétrica aérea. O modelo híbrido reduz drasticamente a emissão de poluentes, que pode chegar a zero na operação com o motor-gerador de seis cilindros desligado.
“A parceria com a Eletra reafirma o apoio da Mercedes-Benz ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e à mobilidade urbana”, diz Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de Produto Ônibus. “A escolha pelo superarticulado O 500 UDA é justificada pela facilidade de operação, aspecto importante nas estações e terminais”, complementa.
O Dual Bus é a solução ideal para as grandes cidades brasileiras, pois garante transporte mais rápido, seguro e confortável, com menor prejuízo ao meio ambiente.
A Mercedes-Benz está presente nos principais BRTs do Brasil, em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Colômbia, Chile, México, Turquia e África do Sul também contam com modelos da empresa.
Pioneira no uso de combustíveis alternativos
A equipe de engenheiros da Mercedes-Benz do Brasil está sempre em busca de soluções que permitam o uso de combustíveis alternativos. A empresa é pioneira nos testes e no uso regular do diesel de cana e do biodiesel.
Fontes: Mercedes-Benz