O novo “Baleião”, apelido carinhoso dado ao ônibus que leva o time do Santos, é da Mercedes-Benz. Com chassi rodoviário O 500 RS e carroçaria da Marcopolo, ele será o veículo oficial dos atletas e da comissão técnica nos próximos dois anos.
A nova pintura, toda em preto e branco, dá imenso destaque ao escudo do clube e traz também a figura estilizada da baleia, um dos símbolos do time litorâneo. Nas laterais, em ambos os lados, a estrela da Mercedes-Benz sobressai.
Enquanto viajam, os jogadores poderão se divertir com conteúdos em monitores de LCD, DVD e Wi-Fi, sem contar itens básicos como ar-condicionado e geladeira. As poltronas são extremamente confortáveis, com padrão semi-leito, descanso para as pernas e cintos de segurança retráteis.
“Disponibilizamos para o Santos o que há de mais avançado no país”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A linha O 500 é reconhecida pelo alto padrão de qualidade, tecnologia, conforto e segurança. Nosso produto também traz impactos à imagem do clube, evidenciando a união entre duas marcas fortes e tradicionais”.
Força e desempenho
O chassi escolhido para o ônibus do Santos é indicado ao transporte rodoviário em médias e longas distâncias e pode suportar carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. O motor OM 457 LA, de 12 litros de cilindrada, garante a potência de 354 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm. O condutor pode esperar excelentes arrancadas e retomadas de velocidade e agilidade nas ultrapassagens.
Isso é possível graças à combinação do motor com o câmbio GO 190, de seis marchas. O consumo de combustível é reduzido, enquanto a alavanca em formato de joystick faz da troca de marchas uma operação simples e confortável para o motorista.
A suspensão pneumática integral dos chassis Mercedes-Benz O 500, com bolsões de ar, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras na dianteira e traseira, é reconhecida no mercado como um diferencial. O sistema assegura um elevado padrão de estabilidade ao ônibus, que fica constantemente nivelado em relação ao solo. Isso aumenta o conforto e a segurança dos passageiros.
Entre os itens de série do O 500 RS destacam-se freios pneumáticos de duplo circuito, o exclusivo freio-motor Top Brake, os freios ABS+ASR, a polia adicional para montagem de ar-condicionado, a coluna de direção regulável, o piloto automático, o limitador de velocidade, o sistema de elevação, o rebaixamento da suspensão, o tacógrafo de gaveta e o painel de instrumentos com diagnose "on board", incluindo códigos no display central.
A ampla oferta de itens opcionais permite ao cliente elevar o nível de tecnologia, desempenho, conforto e segurança da frota. Entre eles estão as caixas de câmbio GO 210 (de seis marchas) ou GO 240 (automatizado, com oito marchas), freios a disco, freio eletrônico EBS, controle eletrônico de estabilidade ESP, retarder e rodas de alumínio.
Fonte: Mercedes-Benz