Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

Como dirigir com mais segurança e sem comprometer os componentes do veículo

fonte:Mercedes-Benz

É simples tornar suas viagens mais seguras e preservar o sistema mecânico do veículo. Pequenas verificações são capazes de salvar o motorista e os passageiros de situações perigosas e ainda manter o bom funcionamento do ônibus. Em primeiro lugar, comprove o funcionamento do freio fazendo rápidos testes.

Aqueça o motor, alcançado velocidades moderadas (deixe a rotação do motor nas faixas verdes da escala do tacômetro). Dependendo do clima externo, o motor alcança sua temperatura de trabalho, de 80 a 95°C, em cerca de 10 a 20 minutos. Não deixe o motor operar à potência máxima até que a temperatura de trabalho seja alcançada.

Outra ação não recomendada é conduzir o veículo com a caixa de mudanças automática na posição “neutro”. A prática é ilegal, perigosa e pode danificar seriamente os componentes do sistema de transmissão.

Em declives, fique de olho no tacômetro e controle a velocidade utilizando os sistemas de freios auxiliares (freio-motor, retardador) e o freio de serviço. Isso evita que o motor seja submetido a rotações excessivas.

Quando dirigir em vias de pouca aderência, evite que as rodas deslizem de modo prolongado. Se isso ocorrer, as engrenagens do diferencial serão submetidas a esforços críticos e o eixo traseiro poderá ser danificado.

Caso note algo estranho enquanto estiver conduzindo, dirija-se cuidadosamente a um local seguro, fora da estrada. Estacione, ligue as luzes de advertência (o pisca-alerta) e coloque o triângulo de segurança a uma distância adequada, de modo a alertar outros motoristas.

Se o conjunto de freio das rodas entrar em contato com água, dirija cautelosamente e acione de forma moderada o freio de serviço algumas vezes durante a marcha para secar as guarnições de freio e restabelecer a eficiência total do sistema.

Fonte: Mercedes-Benz

Comentários

Adilson Andrade de Matos 15/03/2016 16:38

Eu aprecio muito as informações técnicas da Mercedes-Benz do Brasil e gostaria imensamente de receber sempre informações sobre técnicas operacionais e de condução econômica dos ônibus. Um forte abraço a todos!

Mercedes-Benz 15/03/2016 17:11

Que bacana seu comentário, Adilson! Se desejar, é possível visualizar mais dicas e informações através do Manual de Condução Econômica, além de outros treinamentos através do link http://bit.ly/1OdcGLs. Continue nos acompanhando para ficar por dentro de nossas notícias e novidades :D Abraços!

Clodoado Ferreira de souza 15/03/2016 19:22

Agradeço pela orientação e prestação de serviços parabéns pela iniciativa.

Mercedes-Benz 15/03/2016 20:39

Valeu pelo comentário, Clodoado! Continue sempre ligado em nosso canal para ficar por dentro de nossas dicas e novidades ;) Abraços!

marcos. 15/03/2016 21:27

Freio motor pra descer uma serra a uma velocidade de 60 Km/h se eu usar 4 marchar vai passar do verde não teria que ser um giro mais alto para o freio motor segurar

Mercedes-Benz 16/03/2016 13:26

Olá, Marcos! O freio motor é um sistema de freio auxiliar que deve ser empregado tanto em frenagens prolongadas em longos declives, como para desacelerações em tráfego normal. Quanto mais reduzida for a marcha engrenada na caixa de mudanças, maior será a eficiência do freio motor - sua utilização poupa o freio de serviço, assegurando total eficiência em caso de eventuais emergências. Ainda, o ideal é que a rotação do motor seja mantida na faixa adequada para sua atuação (amarela). Essa faixa de rotação assegura elevada eficiência do freio-motor, sem riscos de danificar o motor do caminhão. Abraços!

Alessandro 15/03/2016 22:22

Obrigado pelas dicas .

Alex Magrello 16/03/2016 02:00

Na firma que trabalho é muito forte a política da economia de diesel. Usamos freio motor em todas as frenagens, combinando com reduções de marcha pra alcançar rotação ideal. Com isso economizamos também o sistema mecânica. Trocamos de marchas sempre na faixa verde, e temos limite de velocidade a comprir. Fica muito divertido, e seguro dirigir assim. Ônibus rural. MB Gran midi 212cv carroceria da Mascarelo. Só o ouro. OBRIGADO MERCEDES POR EXISTIR.

Mercedes-Benz 16/03/2016 10:31

É isso mesmo, Alex! Manutenção preventiva, revisões e uso adequado dos recursos que o veículo oferece são essenciais para que ele tenha vida útil prolongada, com mais conforto para o motorista e, claro, economia. Abraços e continue interagindo em nossos canais oficiais! :D

Gener 19/03/2016 00:51

Olá Mercedes Benz, me tira uma dúvida. Todos os chassis de ônibus, inclusive os dianteiros, possuem o botão do freio-motor ou a válvula do assoalho? Como funciona o acionamento do freio-motor nos mercedes OF1519 e OF1721? Obrigado.

Mercedes-Benz 21/03/2016 14:18

Olá, Gener! Todos os nossos chassis são equipados com botão interruptor do freio-motor, porém a forma de acionamento pode ser diferente dependendo da configuração/aplicação do veículo. Isso pode ser feito de 3 formas: pelo pedal do freio, por meio de um interruptor disposto no piso à frente do banco do motorista (execução especial para veículos com caixa de mudanças manual) ou por uma alavanca disposta na coluna de direção (execução especial). No caso dos modelos mencionados, o OF 1519 possui freio-motor com acionamento eletropneumático (podendo atuar em conjunto com freio de serviço) e o OF 1721 possui freio-motor com acionamento também eletropneumático, porém com válvula no assoalho. De toda forma, se continuar com dúvidas, nossos consultores estão à disposição para auxilia-lo. Basta encontrar a autorizada mais próxima em http://bit.ly/Autorizadas. Até mais!

Marcos 30/03/2016 08:49

Gostei muito dessa pagina,esclarece muitas duvidas pra nos,profissionais do volante.Parabens!

Mercedes-Benz 30/03/2016 14:06

Valeu pelo comentário, Marcos! Nos alegra saber que está satisfeito com o Blog. A ideia é sempre levar as novidades da Marca e do segmento, bem como dar dicas e informações práticas, aos clientes e admiradores de nossos produtos. Continue nos acompanhando e fique sempre por dentro. ;) Abraços!

aderson 09/04/2016 17:02

Mim tira a dúvida freio de motor consome muito combustível.

Mercedes-Benz 11/04/2016 16:33

Oi, Aderson! Não, já que a alimentação de combustível através da unidade injetora é suspensa enquanto o freio motor atua no sistema de escapamento do motor. Abraços!

Gabriel 20/01/2017 05:33

Ótima dica sobre alimentos, excelente post!

Leonardo Rangel 27/02/2017 20:31

O 1519 é muito mais economico que o 1721?

Mercedes-Benz 27/02/2017 21:04

Oi, Leonardo! O consumo de veículos comerciais varia de acordo com diversos fatores, como o modo de condução, o terreno onde circula, o peso que carrega, entre outros. Desta forma, sugerimos que busque um representante autorizado para obter uma média com um consultor, que poderá te auxiliar baseando-se em informações de outros veículos em aplicações semelhantes. Abraços e bom feriado!

Veja também no BusClub