Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

História: saiba como os ônibus surgiram e se transformaram ao longo do tempo

fonte:Mercedes-Benz

Criado menos de dez anos depois do automóvel, patenteado por Gottlieb Daimler e Karl Benz em 1886, o primeiro ônibus motorizado, também concebido por Karl Benz, deriva de um Landau. 

 

Quando surgiu, em 1895, transportava apenas oito passageiros entre Siegen, Netphen e Deutz, localidades da Alemanha. Até então, dois veículos Benz, com motor de 5 cv, permitiam realizar um trajeto de quinze quilômetros em uma hora e vinte minutos, com cinco paradas.

 

Três anos depois, foi inaugurado o primeiro serviço público de ônibus, na cidade alemã de Wuerttemberg. Na mesma época, a Daimler, passou a oferecer quatro modelos de ônibus, com motores Phoenix de 4 a 10 cv e capacidade para até dezesseis passageiros.

 

Em 1905, começou a funcionar em Berlim o serviço público de transporte urbano, com ônibus — também da Daimler — de dois andares, 14 assentos na parte inferior e 18 na superior. Só no primeiro dia, foram transportados 3.900 passageiros.

 

Apenas cinco anos depois, em 1910, um modelo de fabricação Benz completou 12 mil quilômetros rodados sem apresentar problemas no motor, no câmbio ou nos pneus. Neste mesmo ano, a novidade foi a adoção do câmbio hidráulico, que melhorou o desempenho dos veículos.

 

A Primeira Guerra Mundial representou um hiato nessa evolução, pois os fabricantes passaram a focar na produção de caminhões. Com o fim do conflito, as novidades voltaram a aparecer. Na década de 1920, surgiu o motor a diesel, o freio que utiliza ar comprimido e o chassi de estrutura baixa, com vigas apoiadas sobre o eixo traseiro. 

 

Cada aperfeiçoamento melhorou a dirigibilidade, o conforto e a segurança. As estradas também receberam investimentos. Com isso, o ônibus se afastou do caminhão, que foi a base para os primeiros modelos, e conquistou de vez seu espaço.

 

A década de 1930 promoveu uma ruptura entre os modelos urbanos e os rodoviários. As estradas, cada vez melhores, permitiram que a velocidade média dos ônibus ultrapassasse a dos trens. 

 

A chegada da carroçaria monobloco, desenvolvida com base na estrutura dos aviões, marcou os anos 1950. A inovação viabilizou a construção de veículos mais ágeis, leves, estáveis e confortáveis.

 

Os primeiros ônibus brasileiros foram encarroçados sobre chassis L-312 em 1956. Em 1958, a Mercedes-Benz iniciou a produção de ônibus no país, lançando o O-321, que, por conta de sua estrutura monobloco, revolucionou o transporte coletivo por aqui. As versões urbanas e rodoviárias, cada vez mais modernas, tornaram-se padrão de qualidade.

 

Fonte: Mercedes-Benz

Comentários

Wanderley Eustáquio dos Santos 19/11/2016 14:20

excelente materia,é sempre bom saber sobre o meio de transporte mais importante no Brasil.Nota 10.

Edson dos Santos de Oliveira 19/11/2016 15:05

Já dirigi alguns desses 355 352 362 364 e os últimos 371r e 371rs e rsd eram uns excelentes ónibus da época. Fora os encarregados tapajos marcopolo nielso e alguns outros por ai saudades tudibão.

Mercedes-Benz 21/11/2016 18:06

Valeu pelo comentário e por compartilhar sua história com a gente, Edson! Continue sempre ligado em nossas postagens :D Abraços e boa semana!

jonathan eduardo 19/11/2016 16:30

Incrivel a Historia desses veiculos e de cono chegou ao padrao do g7.

Eustaquio 19/11/2016 16:36

Bacana o resgate histórico, de fato o ônibus é uma evolução significativa no transporte de pessoas, nem todos podiam comprar um carro como acontece até hoje! Transporte democrático!

Josélio Figueiredo e Silva 19/11/2016 18:00

A história do ônibus se confundem com a história da humanidade.

emerson gimenes 19/11/2016 18:14

Sensacional!

GABRIEL BARBOSA DE ARAUJO 19/11/2016 18:16

NA DÉCADA DE SETENTA FIZ MUITA VIAGENS A BORDO DE UM O-355 ENTRE FORTALEZA E SÃO PAULO. O VEÍCULO TINHA UMA ESTABILIDADE ESTUPENDA. NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PRÓXIMO A PETRÓPOLIS HÁ MUITAS CURVAS E O DESEMPENHO DO VEÍCULO EM FOCO ERA SENSACIONAL, CINEMATOGRÁFICO; CURTI UMA BARBARIDADE; FOI MUITO DIVERTIDO.

Mateo 19/11/2016 19:19

Meu avô possuiu o primeiro ônibus construído no país! Nos rincões do interior , no centroeste mineiro, mais precisamente na cidade de Campo Belo-MG. Na época ele foi o pioneiro no transporte coletivo. Isso há mais de sesessenta anos atraz!!! Pra registrar o fato tenho fotos do veículo!!! Seu nome era Jovelino Moreira Maia!

Gentilio 19/11/2016 21:01

Sou fissurado em ônibus desde pequeno e sempre acompanhei a evolução, e hoje atuando como jornalista e guia de Turismo, o ônibus está mais presente. Sempre que vejo uma relíquia,paro para conferir de perto. sou apaixonado por Bus.

gabriel lauriano de paula 19/11/2016 21:36

Na década de 80 tive prazer de começar a trabalhar com os ônibus Mercedes O-355 e O-362,O-364 e O-365 e já fui proprietário de um O-371R e deles todos o que me deixou mais saudade foi o O-355 da viação Resendense,com a evolução tecnológica,se a Mercedes continuasse a fabricar seus monoblocos,não iria ter pra ninguém,tadinha da Marcopollo!

Mercedes-Benz 21/11/2016 18:07

Obrigado pela mensagem e pelo carinho, Gabriel! Atualmente a Mercedes-Benz fabrica apenas os chassis para poder oferecer mais opções aos clientes. Assim, cada consumidor pode encarroçar da maneira que desejar, nas empresas encarroçadoras. De qualquer forma, vamos encaminhar seu comentário como sugestão aos responsáveis para conhecimento. Abraços e continue sempre ligado em nossas novidades!

Renê Fernandes Tosta Filho 19/11/2016 23:28

Parabéns ...

genesio alves paulo 20/11/2016 00:15

trabalhei com os motores362 355 364 365 371 muito divertido na epoca hoje já aposentado sinto saudades daqueles tempos k não voltão + um abraçãooooooooooo

ANTONIO FRANCISCO FERREIRA VITORIA 20/11/2016 06:15

Muito interessante a história da participação da Mercedes Benz na evolução do ônibus. Eu tive o prazer de viajar nos monoblocos da década de 60 e 70, assim eu posso dizer que tenho o prazer de ter participado da evolução do ônibus.

Narda de Jesus 20/11/2016 07:41

Nossa!saber como iniciou o transporte publico,sempre foi uma curiosidade minha.Amei saber como ,onde e pq comecou,nso e abusar mais vcs poderiam me informar mais sobre esse assunto?vou ficar feliz e muuuuito grata a vcs se puderem me informar mais

Mercedes-Benz 21/11/2016 18:08

Olá, Narda! Continue ligada em nossas postagens para ficar por dentro das nossas notícias sobre o assunto e demais novidades de nossa Marca :D Abraços!

Darlan 20/11/2016 08:50

muito bom, gostaria de obter mais novidades obg

Marcos Paulo 20/11/2016 11:06

Por quê a Mercedes Benz não volta à produzir monoblocos no Brasil? São muito mais seguros que ônibus encarroçados. Cresci praticamente dentro da Mercedes. Meu pai foi funcionário por quase 30 anos. Minha família inteira trabalhou na Mercedes. Para mim sempre foi motivo de orgulho. Meu pai se aposentou como mestre serralheiro na Mercedes em Campinas no centro de custo 193 no departamento XMOF. Ele tem muito orgulho de ter feito parte da história da Mercedes no Brasil. Sonhar com a volta dos monoblocos é bom. Lembrar do O 371 é saudosismo gostoso de um tempo de grandes avanços tecnológicos.

Mercedes-Benz 21/11/2016 18:09

Valeu pelo carinho, Marcos Paulo! Deixamos de produzir veículos monoblocos para que nossos clientes tivessem mais opções de personalização e escolha. Produzindo apenas o chassi, damos ao proprietário o poder de configurar e montar seu veículo da maneira que melhor atender às suas necessidades. Abraços e tenha uma ótima semana!

Mauricio Cardim 20/11/2016 11:12

Bela matéria.. Grato.

Mauricio Cardim 20/11/2016 11:15

Matéria maravilhosa. Obrigado.

Valter Cardoso 20/11/2016 15:33

Participei um pouco da história , pois os funcionários também fazem parte merecem com dedicação na sua montagem estrutural até o acabamento final.

Mercedes-Benz 21/11/2016 19:00

Valeu pelo comentário, Valter! Estamos lisonjeados por saber que você fez parte de nossa história. Continue nos acompanhando e também interagindo! ;) Abraços!

Carlos Antonio Couto 20/11/2016 16:14

Na minha modesta opinião é, que pelo menos a fabricação e implantação dos ônibus Mercedes no Brasil na década de 50, pelo menos os Rodoviários, deixaram a desejar dos seus irmãos europeus, em conforto e agilidade. Principalmente,os assentos que numa longa viagem, matava o passageiro.. Passei por isso de Ilhéus a Salvador e de Salvador a São Paulo no início dos anos 60. Embora não faço uso constante de transportes rodoviários, pois trafego com veículo próprio, acredito que a Mercedes tenha novas tecnologias nos seus veículos para conforto dos seus passageiros!

Mercedes-Benz 21/11/2016 19:09

Valeu pelo comentário e opinião, Carlos! Atualmente oferecemos novos modelos com diferentes configurações, assegurando total segurança, conforto dentro dos exigentes padrões de qualidade e utilizando modernas tecnologias. Acesse http://www.mercedes-benz.com.br/onibus e conheça os modelos. Abraços e continue ligado em nossas novidades! ;)

MANOEL SEVERINO FERREIRA TAVARES 20/11/2016 22:50

MUITO INTERESSANTE GOSTEI MUITO DE SABER A HISTORIA DA ORIGEM DOS ONIBUS. FALEM TAMBEM DOS ONIBUS ELETRICOS

Mercedes-Benz 21/11/2016 19:40

Valeu pelo comentário e sugestão, Manoel! Vamos direcioná-la para conhecimento dos responsáveis. Abraços e continue nos acompanhando para ficar por dentro das novidades, combinado? ;)

Sergio 20/11/2016 23:08

Já dirigi o 0321 É uma maquina e tanto. Parabéns

Sergio Ricardo Bello dos Santos. 21/11/2016 02:07

Sou Fã incondicional da marca de Três Pontas, e em se tratando de Caminhões e Ônibus sou fanático ao extrêmo. Aprendi a dirigir em um caminhão MERCEDES BENZ modêlo LP-321 LP o famoso Cara Chata azul ano 1.960/61 cambio em L de 5 marchas a frente e 1 a ré, olhando e assililando os movimêntos que o meu Tio Nenê fazia e me ensinava, por sinal também sou Fã deste meu Tio que também sempre foi Fã da marca que o serviu por décadas e raramênte dirigiu outro veículo que não fosse da Marca Mercedes Benz. Enfim tudo que se trata desta marca que beira a perfeição, Veículos de passeio, ônibus, Caminhões, Motores marítimos, geradôres, componêntes para Ferrovia, Aviões, Fórmula 1, Bicicleta e Afins. Tive a oportunidade de viajar e conhecêr os Ônibus da marca por diversos Países por onde viagei, e a qualidade dos produtos relamente são as melhôres e muito similares não diferenciando em quase nada os ônibus Brasileiros e os de 1º Mundo. Sou Busófilo ao ponto de quando vou viajar chego 2 horas antes nas Rodoviárias só para apreciar as Carrocerias e os chassis que nelas são implementados, e verificando percentualmente 70% das frotas são dotadas de Veículos da marca MERCEDES BENZ, é por estas e outras que eu não abro mão do confôrto e da estabilidade destes veículos. Me desculpem da extensão de meu comentário, quase escrevi um livro, é que realmente sou muito Fã da marca e dos ônibus MERCEDES BENZ percebam que repeti inúmeras vêzes e novamênte insistindo MERCEDES BENZ.

Mercedes-Benz 22/11/2016 13:05

Valeu pelo comentário e admiração por nossa Marca, Sergio! É muito legal saber que estamos presentes em sua vida há tempos e que essa paixão pela Estrela vem de família. :D Continue acompanhando nossos canais para ficar sempre por dentro das novidades e lançamentos. Abraços!

Alexandre Safady 21/11/2016 07:35

Gosto da ideia de transporte coletivo sou aficcionado,em ônibus antigos principalmente da Mercedes.por exemplo os motores 321.

José de Andrade Neto Soares 21/11/2016 08:06

A Mecedes-Benz está de parabéns ao longo de tanto tempo operando nas estradas brasileira e muitos outros países!

Paulo Urbano Ávila 21/11/2016 08:19

Fui funcionário da MBBbrás, de 1987 até 2012 ! com muito orgulho ! trabalhei como Físico de experiência na Engenharia Experimental ! Paulo

Mercedes-Benz 22/11/2016 13:07

Que legal, Paulo! :D Valeu pelo serviço prestado todos esses anos. Um grande abraço!

Dioraci Vieira Machado 21/11/2016 09:14

Boas recordações. Para a época, o ônibus monobloco oferecia um conforto diferenciado. Conforto oferecido pela suspensão macia, pelo baixo ruído do motor trazeiro. Viajei pela primeira vez num monobloco Mercedes-Benz no dia 27 de janeiro de 1970, de Fernandópolis-SP à capital São Paulo, um percurso de 560km, pela empresa Expresso Itamarati Acostumado a andar nas jardineiras, de motor dianteiro, a difrença, o salto de qualidade para a versão monobloco da Mercedes-Benz foi notória. Mais tarde, vim fazer parte do time de desenvolvimento dos produtos Mercedes-Benz, no qual atuei no Brasil e na Alemanha, para desenvolvimento termodinânico dos Motores de 12 e 13 litros para ônibus d caminhões. A família Mercedes-Benz trabalha unida, em harmonia, para oferecer ao mercado o seu melhor: protudos com alto retorno de satisfação aos clientes Dioraci Vieiira Machado

Mercedes-Benz 22/11/2016 13:10

Oi, Dioraci! Poxa, valeu por compartilhar com a gente a sua experiência e história com a Marca. Agradecemos os serviços prestados e também a admiração. :) Continue nos acompanhando e tenha uma ótima semana!

Carlos Alberto Querino e Silva 21/11/2016 09:29

Excelente Sinopse. Parabenizo pelo que foi apresentado. Como a atuação da Mercedes Benz do Brasil sempre foi expressiva, sugiro que o histórico no Brasil seja disponibilizado ressaltando as diferenças regionais é uma história significativa, e se precisar de alguma elucidação, coloco-me a disposição para este fim. Meus Cumprimentos a todos.

Mercedes-Benz 22/11/2016 13:12