Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

Descubra o que é necessário para ser motorista de ônibus

fonte: SEST SENAT

Antes de mais nada, o condutor deve estar habilitado na categoria D – que permite dirigir veículos para oito passageiros ou mais. E para obter a CNH categoria D, o motorista precisa estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B ou há um ano na categoria C.

Outra obrigatoriedade é fazer o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, conforme a resolução 168/2004 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O curso é oferecido pelo SEST SENAT em todo o Brasil.

Para fazer o curso, você precisa ser maior de 21 anos, estar habilitado, no mínimo, na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH decorrente de crime de trânsito ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

O curso tem duração de 50h e é dividido em quatro módulos: legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito; e relacionamento interpessoal.

Para motoristas do transporte coletivo de passageiros que buscam a atualização, o curso tem duração de 16 h/a e o pré-requisito é ter realizado o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros.

Procure uma unidade do SEST SENAT e saiba mais informações.

Comentários

JACKSON 15/12/2018 13:48

Estou quase fazendo esse curso , obrigado pela dica quero ser Motorista de ônibus

Mercedes-Benz 17/12/2018 14:18

Olá, Jackson! Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Não deixe de conferir os cursos disponíveis no concessionário de sua região. Lembramos que os contatos estão em http://scup.it/j2a5. Abraço e conte sempre conosco!

Sônia Aparecida Gonçalves 06/01/2019 16:14

Agradecemos sua unidade de trabalho.

Mercedes-Benz 29/07/2019 14:57

Eieno 09/09/2019 18:46

Pedro Moura 07/10/2019 21:24

Comprei um ônibus tamanho de um micro ,24 lugar,pretendo fazer algumas excursão ,que curso preciso e onde fazer? Grato.Pedro.

Mercedes-Benz 07/10/2019 21:45

Boa noite, Pedro! Procure uma unidade do SEST SENAT ou acesse www.sestsenat.org.br/home para mais informações sobre os cursos disponíveis. Abraços!

Idevan 15/12/2018 20:45

Difícil é alguma empresa aceitar um motorista novato e sem experiência... Para tudo hoje em dia pedem experiência!

Mercedes-Benz 17/12/2018 14:20

Olá, Idevan! Cada vaga possui seus requisitos. Caso você tenha seu currículo cadastrado em nosso site lembramos que é importante mantê-lo sempre atualizado, pois assim que tiver uma vaga de acordo com o seu perfil você poderá ser chamado para testes e entrevistas. O link http://scup.it/jh1r oferece acesso direto à página. Abraço e boa sorte em seus objetivos.

Wesley chueng 16/12/2018 00:35

Eu sou habilitado e tenho os cursos transportes coletivo de passageiro,condução antecipatória mod.onibus,experiência de 6 anos na CTPS e procuro uma oportunidade em alguma empresa de ônibus .

Mercedes-Benz 17/12/2018 14:29

Olá, Wesley. Para cadastrar seu currículo e concorrer às oportunidades em nossas unidades é preciso acessar o link http://bit.ly/1DInADO. Caso queira verificar as vagas para motorista em outras organizações é preciso verificar nas empresas responsáveis de sua região, ok? Abraço e boa sorte em seus objetivos!

Marcelo Hernandes alves 17/12/2018 15:19

Boa tarde Sou habilitado com AD Tenho experiência comprovada em carteira E tenho cadastro na global oq faço mais para ter uma oportunidade na mbb??

Mercedes-Benz 17/12/2018 15:43

Olá, Marcelo. Obrigado pelo interesse em fazer parte da nossa equipe! Para cadastrar seu currículo e concorrer às oportunidades, por favor, acesse http://scup.it/jh1r. Se houver uma vaga de acordo com seu perfil você poderá ser chamado para testes e entrevistas. Abraço e boa sorte!

Cícero André Serafim 05/09/2019 10:33

Quero ser motorista de ônibus inter municipal e estadual e quero fazer um curso para poder entrar nas empresas como faço?

Mercedes-Benz 05/09/2019 21:51

Boa noite, Cicero. Sugerimos que verifique diretamente com a empresa de interesse, eles poderão lhe orientar da melhor forma. Abraços e boa sorte!

Tibúrcio Andrade 16/12/2018 11:12

Sou habilitado, tenho o curso de transporte de passageiros e trabalho como MEI. Como faço para trabalhar com vocês?

Mercedes-Benz 17/12/2018 14:32

Olá, Tibúrcio. Para cadastrar seu currículo e concorrer às oportunidades, por favor, acesse http://scup.it/jh1r. Se houver uma vaga de acordo com seu perfil você poderá ser chamado para testes e entrevistas. Abraço e boa sorte!

Minha CNH é categoria Dmad não tenho experiência tenho o curso pelo sest Senat mas não tenho 16/12/2018 16:08

amaralbeto983@gmail.com

Mercedes-Benz 17/12/2018 14:34

Oi, Amaral. Obrigado pelo interesse em fazer parte da nossa equipe! Para cadastrar seu currículo e concorrer às oportunidades, por favor, acesse http://scup.it/jh1r. Se houver uma vaga de acordo com seu perfil você poderá ser chamado para testes e entrevistas. Abraço e boa sorte!

Angelo 16/12/2018 16:51

Com que frequência devo fazer a atualização?

Mercedes-Benz 17/12/2018 14:39

Oi, Angelo! É bacana atualizar quando você tiver alguma informação nova ou quando achar necessário. Lembramos que para ter acesso ao seu currículo é só acessar http://scup.it/jh1r. Abraço!

Severino Pedro dos Santos 17/12/2018 10:58

eu já tenho ocurso de coletivo desde ano passado há minha cnh e D já fas treis ano que eu tenho ela e eu estava no Para trabalhando de motorist com jipao da qui de brejo da madre deus agora estou disinpregado e eu tenho experiência também com caminhão

Mercedes-Benz 17/12/2018 14:41

Olá, Severino. Para cadastrar seu currículo e concorrer às oportunidades, por favor, acesse http://scup.it/jh1r. Se houver uma vaga de acordo com seu perfil você poderá ser chamado para testes e entrevistas. Abraço e boa sorte em seus objetivos!

Sidnei Santos Esteves 19/12/2018 07:35

Tenho o sonho de ser motorista de ônibus rodoviário mas a primeira experiência que é complicado,deveriam treinar e dar uma oportunidade para quem quer trabalhar com transporte

Mercedes-Benz 19/12/2018 13:04

Olá, Sidnei! Se você quiser se candidatar às vagas de nossa empresa, pode cadastrar seu currículo em nosso site www.mercedes-benz.com.br, pelo caminho "Institucional > Carreira > Profissionais > Profissionais (novamente) > Deixe seu currículo conosco". Mas, se quiser trabalhar como motorista em outras empresas, sugerimos que busque o contato do lugar que deseja e verifique quais são os requisitos necessários para a vaga, ok? De toda forma, desejamos boa sorte. :) Até mais!

Paulo cunha 30/01/2019 12:53

Oi bom dia, prazer falar com vcs,já trabalho no turismo desde de 1985.já alguns anos trabalho com DD 1800,agora com o 15 MTS,mais estou em duvida,,,,,visto que meu curso do sest senat,estar vencido, apartir de quanto tempo de vencimento preciso fazer o curso de 50 hr? Obrigado.

Mercedes-Benz 30/01/2019 17:29

Valeu pelo comentário, Paulo! Sugerimos que entre em contato com os responsáveis pelo curso para mais informações. Abraços.

Elenilto 02/06/2019 13:56

Onde faz curso coletivo em São paulo

Mercedes-Benz 03/06/2019 16:51

Olá, Elenilto! Para fazer o curso, você precisa ser maior de 21 anos, estar habilitado, no mínimo, na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH decorrente de crime de trânsito ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Caso você atenda aos requisitos citados, é necessário entrar em contato com o SEST SENAT da sua região. Se desejar, consulte o mais próximo de você no link www.sestsenat.org.br/unidades. Abraço!

Miriam Teixeira 29/06/2019 22:44

Quero ser motorista de onibus..eu tirando a minha cnh D...sera que consigo??

Mercedes-Benz 01/07/2019 18:43

Consegue sim, Miriam! :) A categoria D é para conduzir veículos acima de 8 passageiros. Estamos na torcida para que corra tudo bem :D Abraços!

Jafeth de Souza 21/07/2019 07:25

Olá, bom dia! Começo este curso dia 22/08/19 não sei se vai valer a pena. Motorista de ônibus é a profissão menos valorizada. Só na educação vou pra três anos !

Mercedes-Benz 29/07/2019 14:57

Jose eloi alves da cruz 31/07/2019 11:41

curso direcao defensiva para onibus

Hildebrando 09/08/2019 12:05

tou querendo comprar um micro ônibus, mas não é pra transporte de passageiros, tenho que fazer o curso?

Mercedes-Benz 09/08/2019 12:49

Boa tarde, Hildebrando! Neste caso, nossa sugestão é que entre em contato diretamente com o SEST SENAT de sua região para mais informações. Abraços!

Júlio 16/08/2019 12:10

Pra trocar minha habilitação pra categoria d. Tem como fazer sem custo. Pois tou desimpregado

Mercedes-Benz 16/08/2019 12:53

Olá, Júlio. A renovação da Carteira de Habilitação é feita somente através do Departamento de Trânsito. Recomendamos que entre em contato com o Órgão de sua cidade para mais informações. Abraço!

Alcenir 03/09/2019 10:59

Qual o valor do curso 168

Mercedes-Benz 03/09/2019 11:31

Olá, Alcenir! Para mais informações sobre o curso, sugerimos que procure uma unidade SEST SENAT em sua região. Bom dia!

Manoel Francisco 09/10/2019 11:13

Sou habilitado na cat. C desde 1981. Em 2017 mudei para D. Fiz varios cursos no Sest Senat, resoluçao 168 e outros. Estou tentanto começar numa nova profissão, ja que nao sou rldoviario. Mas está quase impossivel pois nao tenho experiencia com motorista. Existe alguma empresa que treinam o motorista?

Mercedes-Benz 22/10/2019 15:48

Olá, Manoel! O SEST SENAT dispõe de cursos voltados para motoristas rodoviários. Consulte a unidade mais próxima de você para mais informações sobre estes cursos, além de datas e valores. Até mais!

Marcelo 21/11/2019 21:42

Comprei recentemente um micro ônibus para fazer viagem com a família, placa cinza . Tenho CNH D. A pergunta é, posso viajar com a família sem ter o curso coletivo pra ônibus?

Mercedes-Benz 22/11/2019 14:02

Olá, Marcelo. Tudo bem? Neste caso, recomendamos que procure o Órgão de Transito competente para mais informações sobre o tema, pois como responsáveis pelas normas de transito poderão te ajudar da melhor maneira. Abraços e bom final de semana!

Johnni 22/11/2019 20:30

Posso começar o curso e mudar de letra?

Mercedes-Benz 22/11/2019 21:35

Oi, Johnni! A gente não entendeu a sua pergunta. Podemos te ajudar de alguma forma? Abraço.

Jocemar da silva 10/01/2020 23:41

Sou habilitado na categoria d mas nao tenho o curso de passageiro ainda posso trabalhar como motorista de onibus eu era vigilante estou querendo mudar de profissão poderia mim dar uma informação oq preciso

Mercedes-Benz 11/01/2020 09:13

Bom dia, Jocemar. Atualmente os cursos ministrados pela Mercedes-Benz é voltado para os clientes da Marca. Para verificar mais informações sobre os treinamentos é só acessar o link http://scup.it/mhal. Abraço e permanecemos à disposição!

Veja também no BusClub