Descubra o que é necessário para ser motorista de ônibus

fonte: SEST SENAT

Antes de mais nada, o condutor deve estar habilitado na categoria D – que permite dirigir veículos para oito passageiros ou mais. E para obter a CNH categoria D, o motorista precisa estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria B ou há um ano na categoria C.

Outra obrigatoriedade é fazer o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, conforme a resolução 168/2004 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O curso é oferecido pelo SEST SENAT em todo o Brasil.

Para fazer o curso, você precisa ser maior de 21 anos, estar habilitado, no mínimo, na categoria D, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH decorrente de crime de trânsito ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

O curso tem duração de 50h e é dividido em quatro módulos: legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito; e relacionamento interpessoal.

Para motoristas do transporte coletivo de passageiros que buscam a atualização, o curso tem duração de 16 h/a e o pré-requisito é ter realizado o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros.

Procure uma unidade do SEST SENAT e saiba mais informações.

Comentários

Débora 11/12/2020 19:35

Olá. Preciso tirar uma dúvida . Por favor me responda 🙏. Eu tenho um ônibus de viagem escaneia, mais vou montar só um salão novel nele.. eu preciso fazer esse curso ? Ou só mudar minha carteira para categoria D?

Marcos Vinicius 26/03/2021 00:43

Eu quero ser motorista de ônibus de viagem

Veja também no BusClub