Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

Tecnologia Mercedes-Benz reduz consumo de combustível de ônibus urbanos.

fonte:Mercedes-Benz

As avançadas tecnologias dos ônibus Mercedes-Benz voltadas à redução do consumo de combustível conquistam, cada vez mais, a aprovação do Grupo VIP, maior operadora do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de São Paulo. A empresa acaba de adquirir 150 chassis de ônibus urbanos da linha O 500, sendo 50 unidades com sistema de recuperação de energia elétrica (RKM). A programação de entrega dos veículos encarroçados se estende até março de 2019.

“Em 2018, o Grupo VIP já havia adquirido outros 150 ônibus da marca, todos equipados com sistema de desligamento automático do motor (EIS). Ou seja, pouco mais de um ano após a chegada dessas tecnologias ao mercado, as operadoras já atestam e confiam nos ganhos econômicos proporcionados pelo RKM e o EIS, o que contribui para a rentabilidade operacional. Além disso, o menor consumo leva à redução de emissões, melhorando a qualidade do ar”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Com o desligamento automático do motor, o EIS vem demonstrando que efetivamente reduz o consumo de combustível e também o nível de ruído, além de contribuir com a maior conscientização do motorista para que ele desligue o ônibus se o veículo ficar parado muito tempo. Nossa expectativa é que o RKM também nos traga ganhos econômicos e ambientais”, ressalta Roberto Abreu, sócio proprietário do Grupo VIP.

Comentários

Pedro João Batista 19/01/2019 09:43

O que eu quero saber é se em um trânsito muito parado como é o caso de sp , o motor desliga automaticamente ? E parabéns para a MBB por ter um cliente fiel como é o caso do grupo do Sr José Ruas Vaz

Abner 19/01/2019 14:26

Olá Jose, o sistema só desliga se o veículo ficar parado, ao pressionar o freio (de serviço ou de parada) ou a embreagem o contador é interrompido e não desliga o veículo.

Mercedes-Benz 21/01/2019 15:00

Olá, Pedro! O sistema EIS funciona da seguinte forma: se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Abraço!

Mercedes-Benz 21/01/2019 14:57

Olá, Pedro! O sistema EIS funciona da seguinte forma: se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Abraço!

André lucio 08/02/2019 09:56

Trabalho como mecânico em uma empresa de ônibus em São Paulo e gostaria de saber porque os articulados e os super superaquece tanto sendo que os carros são novos?

Mercedes-Benz 08/02/2019 13:32

Boa tarde, André! Nossos veículos são capacitados para rodar, dentro das aplicações indicadas, com um ótimo desempenho, inclusive do motor. Recomendamos aos nossos clientes que, em caso de dificuldade com o chassi, é importante agendar uma data em um de nossos concessionários homologados para uma análise. Nossos consultores são treinados e possuem ferramentas adequadas para fornecer um diagnóstico preciso. Os contatos de nossos representantes estão no link http://scup.it/j2a5. Abraço!

Adilson 29/03/2019 10:18

Bom dia a todos, pessoal tenho uma dúvida, tenho uma frota com + de 300 ônibus mesclado com chassi 1721E-V, 1722, 1418, 1722 (articulado), 1722(Truck). Todavia estou fazendo um estudo de consumo de combustível por ociosidade, gostaria de saber se possui uma média de consumo de combustível por hora ou minuto de ônibus urbano ligado parado no terminal. Fico no aguardo, Obrigado!

Mercedes-Benz 29/03/2019 10:53

Bom dia, Adilson O consumo é um dado que pode variar dependendo de fatores como modo de condução, tipo de carroceria, local por onde o veículo circula, condições de manutenção e conservação do motor e seu componentes e até o combustível utilizado. Para que você possa obter mais informações sobre o desempenho dos seus ônibus sugerimos que contate o concessionário de sua região. Os telefones e endereços de nossos representantes estão em http://scup.it/j2a5. Abraço!

Veja também no BusClub