Mercedes-Benz tem expressiva participação na renovação de frota em Curitiba.

Com 124 ônibus urbanos em circulação desde o ano passado e mais 36 unidades previstas para abril, a Mercedes-Benz aumenta sua presença no competitivo mercado de Curitiba, capital do Paraná. Com isso, mais de 60% dos 251 ônibus já adquiridos pelo atual programa de renovação de frota da cidade, são Mercedes-Benz.

“Para nossa satisfação e orgulho, ganhamos ampla preferência no processo de renovação, participando de forma marcante de um sistema de transporte coletivo urbano que é referência para grandes cidades no País e no mundo”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Walter também afirma que vai em busca de mais vendas da marca para completar os outros 200 ônibus que serão adquiridos até 2020.

Os 160 ônibus Mercedes-Benz já comercializados estão entre os modelos OF 1519, OF 1721 (suspensão mecânica), OF 1721 L (suspensão pneumática), O 500 MA articulado e O 500 MDA superarticulado, destinados ao transporte urbano e metropolitano em linhas dos sistemas Alimentador, Convencional, Interbairros, Linha Direta e Expresso (“canaleta”).

O superarticulado O 500 MDA de 21 metros, adaptado especialmente a linha do BRT de Curitiba, faz sua estreia. As primeiras oito unidades (seis da Viação Cidade Sorriso e duas da Auto Viação Redentor) entram em operação em abril, nos corredores da Linha Expresso.

“O superarticulado O 500 MDA da Mercedes-Benz nos convenceu pelos bons resultados em termos de custo operacional.” diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso e do Setransp, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana. “Nossos motoristas também ficaram satisfeitos com o fato deste ser um veículo mais silencioso. Com isso, eles ganham em conforto e segurança, podendo dedicar mais atenção ao trânsito e aos passageiros”. Mauricio também comentou sobre o relacionamento aberto com a marca, em que 80% da negociação foi financiada pelo Banco Mercedes-Benz, além da prontidão da fábrica, sempre levando novas soluções.

De acordo com dados da Setransp, a Mercedes-Benz tem uma expressiva participação de aproximadamente 55% na frota total das empresas de consórcios em Curitiba, formada por cerca de 1.650 ônibus urbanos. No ano passado, a marca emplacou mais de 70 ônibus na cidade, conquistando 47% de participação de mercado. No primeiro bimestre de 2019, o volume de emplacamentos saltou para 90 unidades, o que refletiu na renovação de frota na cidade.

“Com o prosseguimento do programa de renovação e outras oportunidades de negócios, projetamos 60% de market share na cidade de Curitiba em 2019, dobrando a média dos últimos anos”, ressalta Walter Barbosa.

A Mercedes-Benz, mais uma vez mantém a liderança nas vendas de ônibus no Brasil. No acumulado do primeiro bimestre, emplacou 1.481 unidades, volume quase 50% superior às 1.007 unidades do mesmo período de 2018. Com isso, alcançou cerca de 50% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total.

Cerca de 80% dessas 1.481 unidades são para renovação e ampliação de frota do transporte coletivo. São 817 urbanos, com liderança de 73% na categoria e 374 micros, também líder, com mais de 43% de participação no bimestre.

A empresa também liderou as vendas de ônibus rodoviários no acumulado de janeiro e fevereiro de 2019, com 110 unidades emplacadas e 46% de participação de mercado. Destaque também para as vendas de 178 micro-ônibus escolares.

Outro destaque da Mercedes-Benz é o atendimento especializado dos concessionários Center Bus, em que é dado todo apoio ao cliente, desde o processo de vendas até o treinamento de seus motoristas e mecânicos, além da disponibilização de oficinas volantes, devidamente equipadas para atender às necessidades de assistência técnica dos frotistas onde eles precisarem.

O atendimento e a assistência especializada dos concessionários ampliam ainda mais as vantagens oferecidas aos clientes. Por meio da Rede, eles têm à disposição três linhas de peças de reposição (genuínas, remanufaturadas e Alliance), planos de manutenção, assistência 24 horas, Consultor Gerencial, Consultor Técnico BSP, Oficina Dedicada e outros. Isso contribui para que as empresas obtenham a maior disponibilidade possível de seus veículos, trabalhando e gerando resultado.

Veja também no BusClub