Municípios paulistas recebem mais 120 ônibus escolares Mercedes-Benz

Um novo lote de 120 ônibus escolares Mercedes-Benz acaba de ser entregue a municípios paulistas para o transporte de estudantes nas zonas rurais. Os veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado com recursos do programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação) e doados a 115 cidades. “Somando-se às 180 unidades entregues em outubro do ano passado, cerca de 300 ônibus escolares da nossa marca foram doados pelo governo para prefeituras do Estado de São Paulo nos últimos meses”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse volume faz parte da licitação vencida por nossa Empresa em 2018 para fornecimento de 1.600 ônibus escolares para municípios de várias regiões do Brasil”. “Os ônibus adquiridos pelo Estado de São Paulo asseguram elevado padrão de qualidade, conforto e segurança aos estudantes, que muitas vezes enfrentam percursos que intercalam trechos de terra e asfalto”, ressalta Walter Barbosa.

Todos os ônibus Mercedes-Benz LO 916 R dessa licitação são equipados com carroçaria Caio e atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio) com 44 assentos, mais o banco do motorista. Estes chassis de micro-ônibus possuem suspensão dianteira e traseira para aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), para-choques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), o que permite acesso prático e seguro aos estudantes com dificuldade de locomoção.

Os ônibus também disponibilizam dois assentos reservados a alunos com deficiência física e os cintos de segurança têm quatro pontos. Além disso, a carroçaria dispõe de porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas. Como todo chassi de ônibus da marca, o LO 916 R se destaca no mercado pela acessibilidade, força, robustez e resistência para as mais variadas aplicações do transporte de passageiros em rodovias e situações off-road. “A Mercedes-Benz é uma tradicional fornecedora de ônibus escolares, atendendo aos programas federais e dos governos estaduais e municipais”, explica Walter Barbosa. “Desde que a Empresa entrou para o Caminho da Escola, em 2013, já forneceu mais de 6.000 ônibus para o programa”. Micro-ônibus ORE 2 foi desenvolvido para o Caminho da Escola “Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, a versão R do LO 916 foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE”, informa Gustavo Nogueira, Gerente de Vendas Governo.

Os balanços dianteiro e traseiro elevados facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo. O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas.

A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar ainda mais na condução do ônibus. Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o LO 916 R para aplicações rurais se destaca por itens como filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital. O LO 916 R vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção. Isso significa transporte acessível e seguro para todos.

Veja também no BusClub