Mais de 100 ônibus brasileiros para Montevidéu

A CUTCSA (Compañía Uruguaya de Transportes Colectivos S.A.), uma das maiores empresas de transporte urbano do nosso país vizinho, manteve duas tradições no primeiro quadrimestre de 2021. A primeira delas é o compromisso de renovar anualmente sua frota de ônibus para manter a qualidade do serviço prestado à população da região metropolitana da capital Montevidéu. E a segunda é a escolha de ônibus Mercedes-Benz para essa renovação, fruto de uma preferência de mais de três décadas pelos produtos da marca.

 

No total, a CUTCSA recebeu 102 novos ônibus no último mês de abril, com chassis produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil e encarroçados pela Marcopolo. São 87 unidades do modelo OH 1721/62 para aplicação no transporte coletivo urbano e 15 do OH 1622 L/52 para operação intermunicipal.

 

“Por meio de nossa consultoria de ônibus para a América Latina, a Mercedes-Benz busca sempre entregar a melhor solução de transporte para cada país com produtos inovadores, que oferecem segurança e o melhor custo-benefício, além de conforto aos passageiros”, afirma Jens Burger, diretor-geral do centro regional Daimler na América Latina. “A cidade de Montevidéu, por exemplo, visando melhorar a acessibilidade de toda a população, solicitou veículos mais acessíveis e nós prontamente atendemos”.

 

Os ônibus OH 1721/62 são do tipo Low Entry, com piso baixo e rampa na porta central com posto específico para cadeira de rodas. Esse foi um pedido do cliente para atender à solicitação do órgão gestor local, que visa assegurar mais acessibilidade para os usuários do transporte coletivo de Montevidéu. 

 

Com carroceria Marcopolo Torino de 11,8 metros de comprimento, o OH 1721/62 oferece capacidade para até 63 passageiros. A suspensão pneumática na dianteira e na traseira resulta em alto padrão de conforto aos usuários. Além disso, os novos ônibus contam com ar-condicionado, seis unidades USB, faróis de neblina dianteiros e preparação para instalação de sistema de monitoramento com cinco câmeras. 

 

As unidades do OH 1622 L/52 receberam carroçaria Marcopolo Audace 800 e têm comprimento total de 11,1 metros, com capacidade para 41 passageiros. Esses ônibus  são equipados com suspensão pneumática traseira e dianteira e com kneeling, sistema de rebaixamento da suspensão do lado direito, a fim de facilitar o embarque e desembarque dos passageiros. Essa solução também atende à demanda por veículos que possam promover mais acessibilidade, assim como o uso de elevadores em vez das rampas.

 

Equipados com motores Mercedes-Benz OM 924, os dois modelos de ônibus apresentam freio ABS, velocímetro eletrônico e câmbio automático Allisson T270 com retarder.  

 

“Com mais essa venda, reafirmamos o comprometimento da Mercedes-Benz em fornecer novos ônibus para CUTCSA, empresa de 84 anos com a qual temos uma forte parceria de mais de três décadas”, conclui Jens.

 

Veja também no BusClub