Ônibus Mercedes-Benz brasileiros para o Vietnã

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

No último mês de maio, a Daimler Buses e a empresa automotiva Truong Hai Auto Corporation (THACO), do Vietnã, lançaram dois ônibus rodoviários para este país do Sudeste Asiático. Em comum, os dois modelos – 120S Seater Bus (convencional) e 120SL Sleeper Bus (leito) – utilizam chassis Mercedes-Benz O 500 produzidos na fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

 

Os chassis O 500, com motor OM 457 nas versões de 360 e 428 cv de potência, são enviados ao Vietnã em forma de CKD (veículo completamente desmontado) para montagem pela THACO, que também é a representante oficial da marca Mercedes-Benz no mercado vietnamita.

 

“Esse lançamento estava previsto para 2020 e foi postergado devido à pandemia da covid-19. O objetivo agora é voltar a atender de forma consistente os clientes do Vietnã, mercado para o qual exportamos nossos ônibus entre 2001 e 2006 e que pretendemos retomar, 14 anos depois, a partir da parceria da Daimler Buses com a THACO. Para isso, já são 12 revendas envolvidas”, afirma Rogério Sousa, gerente de Vendas e Pós-Vendas para Exportação de Veículos, Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Juntos, vamos levar a qualidade e a confiabilidade do produto brasileiro para esse importante mercado”.

 

Antes da implementação das carroçarias, a THACO monta os chassis em seu parque industrial Chu Lai Truong Hai. Além das rotas de serviços regulares no Vietnã, os ônibus também desempenham importante papel devido ao aumento do número de turistas no país.

 

Soluções para transporte urbano e rodoviário

 

A linha O 500 oferece soluções para todas as demandas do transporte urbano de passageiros:

  • O 500 U e M (para carroçarias até 13,2 metros)
  • O 500 R Super Padron (até 13,6 ou 14 metros)
  • O 500 UA e MA articulados 6x2 (até 18 metros)
  • O 500 UDA e MDA superarticulados 8x2 (até 23 metros)

 

Com versões de piso baixo ou piso alto, esses modelos são indicados para o transporte coletivo urbano, seja em linhas troncais de sistemas como BRT (Bus Rapid Transit), corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.

 

Para o segmento rodoviário, o portfólio conta com várias versões para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui os modelos:

  • O 500 M e R 4x2 (para carroçarias até 13,2 metros)
  • O 500 RS 4x2 (para carroçarias até 14 metros)
  • O 500 RSD 6x2 (para carroçarias até 14 metros, High Decker e Double Decker)
  • O 500 RSDD 8x2 (para carroçarias até 15 metros, High Decker e Double Decker)

 

Os ônibus O 500 são amplamente reconhecidos no mercado por seu alto padrão de confiabilidade e conforto, graças a elementos como motor traseiro, suspensão totalmente pneumática, motores robustos, econômicos e compatíveis com o meio ambiente e trem de força harmônico e robusto.

 

Além disso, são destaques também pelos diversos recursos de conforto de dirigibilidade para os motoristas e, principalmente, pelos vários itens de conforto e segurança a bordo, tanto para os passageiros como para os condutores. Isso inclui, por exemplo, o controle eletrônico da suspensão pneumática e o sistema de ajoelhamento do ônibus, o que facilita o embarque e o desembarque, assegurando assim a acessibilidade e a mobilidade no transporte por ônibus.

 

Referência em segurança ativa em ônibus rodoviários

 

Com o avanço das novas tecnologias, a marca Mercedes-Benz, com a linha O 500, foi se tornando, cada vez mais, uma referência de mercado em segurança ativa para ônibus rodoviários.

 

Recentemente, por exemplo, introduziu no Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo). Por meio de sensores na dianteira, o ACC ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto.

 

O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para passageiros, motoristas e outros veículos da via. Graças à atuação dos sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente em até 200 metros, mesmo numa situação de neblina. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o stress do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego.

 

Entre itens de série e opcionais, o pacote de tecnologia de segurança e de conforto dos ônibus rodoviários O 500 inclui ainda:

  • AEBS - Advanced Emergency Braking System (sistema de frenagem de emergência)
  • LDWS - Lane Departure Warning System (sistema de aviso de faixa).
  • TPMS - Tyre Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus)
  • Assistente de Partida em Rampa
  • Retarder (sistema auxiliar de freio)
  • Top-Brake (exclusivo freio motor auxiliar)
  • Suspensão com sistema antitombamento.
  • ABS (sistema antitravamento)
  • ASR (sistema de controle de tração)
  • EBS (sistema eletrônico de freios)
  • ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente)
  • ESP (controle eletrônico de estabilidade)
  • Eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade
  • Freios a disco
  • Power Mode, que oferece mais segurança em ultrapassagens

 

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