Mercedes-Benz OF 1621 para fretamento conquista o Prêmio AutoData

O chassi de ônibus Mercedes-Benz OF 1621, desenvolvido especialmente para fretamento contínuo, foi o grande vencedor do Prêmio AutoData 2024 na categoria “Veículos Comerciais de Passageiros”.

 

Conforme resultado anunciado no dia 27 de novembro, essa solução da marca para transporte de funcionários de empresas, indústrias e outras demandas corporativas foi ganhadora a partir de votos de milhares de leitores da Revista AutoData.

 

“O chassi OF 1621 é o único no mercado desenvolvido especialmente para fretamento contínuo, tendo ganhado, em 2024, a versão com tecnologia BlueTec 6, mantendo características de eficiência e excelente custo/benefício, agregando os benefícios ambientais derivados da redução de emissões de poluentes”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, seguimos oferecendo um produto de excelente custo operacional para os operadores de fretamento de funcionários e agora ainda mais compatível com o meio ambiente e a mobilidade sustentável”.

 

“A Mercedes-Benz é a primeira marca que trouxe para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, diz Walter Barbosa. “O projeto foi realizado em parceria com encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Além disso, os clientes também foram ouvidos, contribuindo muito para a assertividade do desenvolvimento desse produto”.

 

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do setor. O grande diferencial do exclusivo OF 1621 é que ele foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo, a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos”, afirma Walter Barbosa.

 

A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e o entre-eixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar os equipamentos, como tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, bateria de 170 Ah e preparação para ar-condicionado, de tal forma que não há necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi. Como consequência, o OF 1621 diminui a necessidade de retrabalhos e facilita o acoplamento da carroçaria de forma rápida, com menor custo de aquisição e melhor custo/benefício para fretamento.   

 

OF 1621 pode receber carroçarias para até 48 assentos

 

  • Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento.
  • Esta configuração permite montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
  • O balanço dianteiro curto resulta em maior ângulo de entrada, facilitando o serviço de fretamento contínuo, especialmente por dentro dos bairros.
  • Já o balanço curto na traseira possibilita a instalação de bagageiro passante, permitindo também a acomodação do estepe.
  • O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho. Sua potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm.
  • Este motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor de ar-condicionado, solução ideal para fretamento.
  • Câmbio Mercedes-Benz G-90 de 6 marchas, igualmente reconhecido por sua eficiência e conforto de dirigibilidade.
  • A harmonia do trem-de-força é assegurada pelos eixos dianteiro e traseiro da própria marca.
  • A suspensão do OF 1621 é metálica, com feixe de molas semielípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, tanto na dianteira, quanto na traseira.
  • Destaques do sistema de frenagem: o freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema antitravamento de rodas ABS, auxílio de partida em rampa, tomada para sistema de gerenciamento de frota FMS, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade).

 

Veja também no BusClub