A Mercedes-Benz nunca para de investir na sua segurança. E é por essa promessa, que desde janeiro de 2019, o ESP e EBS se tornaram itens de série no chassi O 500 RSDD, que na versão 8x2 também ganhou Freio a Tambor.
Aprenda um pouco mais sobre esses novos itens de série:
ESP – Controle Eletrônico de Estabilidade
É um sistema ativo que aumenta a estabilidade do veículo e a segurança na direção. Quando uma situação crítica é detectada, o torque do motor é reduzido e o sistema de freio é acionado parcialmente.
EBS – Sistema Eletrônico de Freios
Com esse sistema ativo de segurança, o motorista tem maior auxílio em situações críticas, além de aumentar a velocidade de resposta de frenagem em 20%.
Freio a Tambor
Torna o freio do chassi mais robusto e resistente.
O chassi O 500 RSDD 2741 8x2 foi especialmente dimensionado para as 27 toneladas de PBT. Ele sai de fábrica na versão buggy (com entre-eixos de 3.000 mm), possibilitando várias dimensões de entre-eixos para carrocerias de até 15 metros de comprimento total, além de permitir a instalação de carroçarias Double Decker e High Decker.
Com estes novos recursos, o chassi O 500 RSDD se tornou o mais completo do mercado.
Confira os outros principais itens de série do modelo:
· Motor eletrônico OM 457 LA (Proconve P-7) de 6 cilindros em linha,12 litros com a potência de 408 cv e torque de 1.900 Nm: excelente desempenho está́ associado ainda ao baixo consumo de combustível e ao reduzido nível de emissão de poluentes, especialmente de material particulado.
· Sistema de tratamento de gases SCR (com ARLA 32) – Tecnologia BlueTec 5
· Câmbio automatizado MB GO 240 de 8 marchas, com retarder Voith R 115 integrado
· Suspensão pneumática controlada eletronicamente ECAS: com controle de altura da suspensão, Rebaixamento e elevação da suspensão e Função anti-tombamento, o que garante um excelente conforto e segurança.
· Freios eletrônicos EBS: montagem somente com freios a tambor (Novo)
· Controle de estabilidade ESP: montagem somente com freios a tambor (Novo)
· Controle de tração ASR : sistema evita patinação dos pneus da tração
· Freio com secador de ar e válvula Concept
· Coluna de direção regulável: maior conforto para o motorista e mais segurança para os passageiros.
· Tempomat (piloto automático): sistema de alavanca com acionamento conjugado ao Top Brake e Retarder
· Painel com diagnose “on board”
· Volante de 4 raios (melhor design, maior conforto para o motorista)
· Balanço dianteiro com regulagem de altura: facilidade de encarroçamento
· Rodas de alumínio polida Level ONE: menor peso e melhor aparência
· Bateria de 12 V / 220 Ah livre de manutenção
· Conexão de extração de dados FMS : facilidade na extração de dados operacionais
· Interrupção de marcha lenta do motor: reduz o consumo de combustível no tempo ocioso
· Compressor de ar de maior capacidade: maior durabilidade
· Redução de eixo traseiro 47:12 (i: 3,917)