Maio Amarelo 2020

O Movimento Maio Amarelo já ocorre desde 2014, e muitos já devem ter visto diversas campanhas em canais de TVs, jornais, revistas, internet e eventos sobre ele. Como estamos em ano atípico, em razão da pandemia, toda a campanha foi desenvolvida em home office e para acontecer na internet.

Assim como estamos em uma crise de saúde, não devemos esquecer que também podemos salvar vidas no trânsito. Por isso, devemos refletir nos propósitos e objetivos do Movimento Maio Amarelo. Vamos, neste post, mostrar curiosidades para você ficar bem informado e participar!

Por que ocorre em maio?

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O objetivo foi envolver todos os países que fazem parte da ONU para que desenvolvam campanhas e estimulem toda a população, envolvendo governos, empresas e entidades a buscarem soluções para reduzir as mortes no trânsito. A coordenação é em conjunto com o poder público e a sociedade civil.

Por que amarela?

É a cor que está nas placas de trânsito, e nos semáforos sinaliza atenção em todo o mundo.

Cada ano a campanha tem um tema?

Sim, a temática deste ano é “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”. Seguindo orientações do Ministério da Saúde em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a coordenação do Movimento Maio Amarelo, feita pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em conjunto com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), decidiu adiar as ações presenciais. Elas ocorrerão em setembro, quando é realizada a Semana Nacional do Trânsito.

No entanto, a campanha não pode parar. Devemos refletir sobre as nossas responsabilidades no trânsito, seja como pedestre, ciclista, passageiro de ônibus ou motorista. Assim, cabe fazermos o movimento acontecer nos meios digitais durante este mês de maio e mudarmos nosso comportamento o ano todo. Vamos?

Qual a ideia central do tema deste ano?

“Perceba o risco. Proteja a vida” é uma frase para chamar atenção ao fato de que, em todo acidente, antes de ele acontecer, ocorre uma situação de risco antes. Porém, se conseguirmos não criar um ambiente de perigo, protegemos a nossa vida e a dos outros. Isso, porque o que mais tem preocupado a todos no mundo inteiro é o uso do celular quando nossa atenção deveria estar no trânsito. Isso vale não só para motoristas, mas também para pedestres na hora de atravessar a rua ou também passageiros na hora de entrar, andar internamente e descer do ônibus. A temática não é só a respeito do celular, é sobre o uso de cinto de segurança em ônibus, manutenção preventiva, entre outras questões que, se descuidadas, mesmo em percurso curto, colocam nossa vida em risco.

Como podemos participar?

No site oficial da campanha, www.maioamarelo.com, é possível baixar diversos materiais de uso livre e compartilhar para quem quiser por meio de todas as redes sociais e aplicativos de mensagens. São GIFs, vídeos curiosos, figurinhas, áudios, posts e Stories que falam sobre técnicas de segurança de forma simples e objetiva.

Quais foram os temas das edições anteriores?

2014 – Atenção pela Vida

2015 – Seja Você a Mudança

2016 – Eu Sou + 1

2017 – Milha Escolha Faz a Diferença

2018 – Nós Somos o Trânsito

2019 – No Trânsito, o Sentido é a Vida

Quer saber mais sobre esse movimento? Acesso o site e faça parte!: https://maioamarelo.com/

 

 

 

 

 

Veja também no BusClub