A evolução permanente dos chassis de ônibus Mercedes-Benz

Nas nossas estradas e nas cidades, nota-se claramente o resultado da evolução do ônibus no transporte rodoviário e urbano de passageiros no Brasil. Líder nas vendas do setor há 64 anos, estando também à frente na inovação e no desenvolvimento tecnológico desses veículos, a Mercedes-Benz ocupa um papel de destaque nessa trajetória.

 

Um case de sucesso, por exemplo, são os chassis de ônibus rodoviários da linha O 500. Eles são reconhecidos pelo alto padrão de desempenho, conforto e segurança para os passageiros e os motoristas, como também pela qualidade, eficiência e ótimo custo operacional para as empresas de transporte.

 

O elevado nível de conforto dos ônibus Mercedes-Benz O 500 baseia-se fortemente no conceito de suspensão pneumática integral. Com isso, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade. Há também uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.

 

Além disso, os chassis O 500 rodoviários podem ser equipados com sistema de rebaixamento da carroçaria, o que minimiza impactos das irregularidades da via no interior do ônibus, e com sistema de ajoelhamento que facilita ainda mais o acesso dos passageiros.

 

Outra importante característica da linha O 500 é o posicionamento do motor na traseira do veículo. Essa medida reduz os impactos do ruído e do aquecimento internos, além de assegurar mais espaço livre na parte da frente para facilitar o embarque e o desembarque.

 

Outro importante diferencial dos chassis de ônibus O 500 é sua concepção modular com longarinas. Entre as vantagens deste conceito destaca-se a robustez, a durabilidade e uma maior intercambiabilidade de peças e componentes entre modelos similares, o que facilita a manutenção e reduz o volume de peças de reposição nos frotistas que possuem veículos da mesma série. O conceito modular proporciona também maior facilidade e menor custo no momento do encarroçamento.

 

O pacote de segurança mais completo do mercado

 

A linha O 500 de ônibus rodoviários oferece o pacote de segurança mais completo do mercado. A lista a seguir não deixa dúvida quanto a isso:

  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
  • AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Retarder – sistema auxiliar de freio
  • Top-Brake – freio-motor auxiliar
  • Suspensão com sistema antitombamento
  • ABS – sistema antitravamento
  • ASR – sistema de controle de tração
  • EBS – sistema eletrônico de freios
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade
  • Eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade
  • Freio a disco
  • Power Mode – mais segurança em ultrapassagens

 

Consulte um concessionário para identificar o que é série ou opcional e para quais modelos os diversos itens de segurança estão disponíveis nos modelos listados a seguir:

 

Modelo

Potência

PBT

Carroçarias

O 500 M 1826

256 cv

18.500 kg

13,2 metros

O 500 R 1830

310 cv

18.500 kg

13,2 metros

O 500 RS 1836

360 cv

18.500 kg

19.600 kg

13,2 metros

14 metros

O 500 RSD 2436 6x2

O 500 RSD 2441 6x2

O 500 RSD 2443 6x2

360 cv

410 cv

430 cv

24.000 kg

14 metros

O 500 RSDD 2741 8x2

O 500 RSDD 2743 8x2

410 cv

430 cv

27.000 kg

15 metros

 

Alinha de ônibus rodoviários da marca inclui ainda diversos modelos das tradicionais linhas OF (motor frontal) e OH (motor traseiro), ampliando as opções de escolha para os clientes. A partir desse vasto portfólio, a Mercedes-Benz tem soluções adequadas para cada demanda das empresas de transporte rodoviário, sejam as que operam linhas regulares de curta, média ou longa distância, fretamento ou turismo.

 

Características específicas para os ônibus urbanos

 

As principais características da linha O 500 estão presentes também no segmento de ônibus urbanos, como o motor traseiro, a suspensão pneumática integral, o conceito modular do chassi, vários componentes e itens de segurança. O concessionário também está apto a apresentar todos os detalhes e a configuração que atenda às suas necessidades de transporte urbano de passageiros.

 

Confira abaixo, os modelos de O 500 urbanos:

 

Modelo

Potência

PBT

Carroçarias

O 500 U 1826

256 cv

18.500 kg

13,2 metros

O 500 M 1826

256 cv

18.500 kg

13,2 metros

O 500 UA 2836 6x2

Articulado (piso baixo)

354 cv

28.000 kg

18,6 metros

O 500 MA 2836 6x2

Articulado (piso alto)

354 cv

28.000 kg

18,6 metros

O 500 UDA 3736 8x2

Superarticulado (piso baixo)

354 cv

28.000 kg

18,6 metros

O 500 MDA 3736 8x2

Superarticulado (piso alto)

354 cv

28.000 kg

18,6 metros


A mais completa linha de ônibus urbano do mercado inclui ainda a consagrada linha OF com os modelos 1519, 1721 e 1724 (estes dois últimos disponíveis com suspensão metálica ou pneumática), além do micro-ônibus LO 916. Os modelos OF 1519 e LO 916 contam com versões para ônibus escolares.

 

Com essa ampla oferta, a marca atende às demandas do transporte coletivo urbano, com soluções para sistema BRT, corredores de ônibus, faixas exclusivas, linhas alimentadoras e distribuidoras.

 

Ao produzir chassis especificamente para ônibus urbanos, a Mercedes-Benz tem o compromisso de assegurar máxima rentabilidade para os frotistas, com total segurança e conforto para os passageiros. São veículos econômicos, capazes de resistir às mais duras condições impostas pelo tráfego intenso das grandes cidades.

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