A evolução dos articulados tem a marca da Mercedes-Benz

Solução para o transporte de massa nas grandes cidades, os ônibus articulados têm papel muito importante nos sistemas de transporte coletivo urbano, como BRT, corredores e faixas exclusivas. As duas composições, unidas pela articulação, permitem maior número de passageiros, o que é essencial especialmente nos horários de pico.

 

Como marca responsável pela invenção do ônibus, há mais de 125 anos, a Mercedes-Benz contribuiu também para uma revolução técnica dos articulados. O lançamento do modelo O 305 na Alemanha, em 1977, trouxe o motor na traseira e o terceiro eixo, um conceito para os articulados até hoje. 

 

No Brasil, a Mercedes-Benz lançou seu primeiro articulado em 1994, um chassi da família O 400. Em 2006, chegaram ao mercado os articulados O 500 UA (piso baixo) e MA (piso alto) para articulados de até 18 metros de comprimento. Em 2012, este portfólio foi ampliado com os superarticulados O 500 UDA (piso baixo) e MDA (piso alto) para carroçarias de 23 metros, que podem transportar até 200 passageiros.

 

Ônibus articulados (dois eixos não carro dianteiro e um no traseiro) ou superarticulados (dois eixos em cada carro) surgiram então como solução para as grandes cidades. As duas composições são unidas pelo sistema de articulação, que tem aspecto externo de sanfona, o que permite a movimentação e as manobras no trânsito.

 

Os chassis Mercedes-Benz são equipados com o mais recente sistema de articulação mecânica da marca Hübner, mesmo componente utilizado, há anos, com eficiência e confiabilidade, em ônibus da marca produzidos na Alemanha. Este sistema de articulação, que mantém o veículo estável em curvas e retas, conta com um sistema de proteção angular que evita o efeito "L", aumentando ainda mais a segurança dos passageiros.

 

O motor traseiro dos chassis Mercedes-Benz O 500 traz grandes vantagens para a segurança do veículo, dos passageiros e do motorista. O motor traseiro "empurra" o veículo, o que garante melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade. Oferece assim mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus.

 

O chassi Mercedes-Benz proporciona ótima dirigibilidade e manobrabilidade. Para isso, o motorista dispõe de direção hidráulica, acelerador eletrônico e caixa automática, além de menor círculo de viragem.

 

A suspensão totalmente pneumática é um diferencial dos ônibus O 500 da Mercedes-Benz. O veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, resultando em excelente estabilidade, com menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi. Entre as funções do sistema eletrônico de controle da suspensão destacam-se a elevação da carroceria para vencer obstáculos e desníveis acentuados e o sistema de inclinação lateral, que permite baixar lateralmente o veículo para facilitar a entrada e saída dos passageiros.

 

A segurança do veículo é garantida ainda por sistemas como exclusivo freio-motor Top Brake, retarder, freios a disco ou tambor, ABS e ASR.

 

A marca Mercedes-Benz segue contribuindo para a evolução dos articulados. A mais recente solução foi o lançamento na Alemanha, no ano passado, do eCitaro G com propulsão totalmente elétrica e livre de emissões. Esse modelo representa um passo importante rumo à melhora da qualidade de vida nas áreas urbanas.

 

Já em operação na Alemanha, o eCitaro G é o primeiro de sua categoria que pode ser equipado com baterias em estado sólido, que atingem uma autonomia de até 220 quilômetros em condições adequadas, levando em conta as demandas de velocidade, topografia, carga e condições climáticas. Com esse conceito, a Mercedes-Benz assume a liderança tecnológica no segmento de ônibus e na engenharia automotiva mundial.

 

Comentários

Luciano David 29/03/2021 23:20

Parabéns pela matéria... realmente Mercedes sempre foi e será os melhores ônibus.... Cresci, andei em muitos ônibus Mercedes, e hoje com muito orgulho trabalho com um ônibus Mercedes... Mercedeiro com orgulho....

Mercedes-Benz 30/03/2021 09:56

Bom dia, Luciano! Obrigado pelo comentário, que nos deixou contentes! Sua mensagem mostra que estamos no caminho certo! Continue nos seguindo para ficar por dentro das novidades. Forte abraço e até mais! 🙌

Carlos Bernardo de Rezende Araújo 31/03/2021 18:09

Mercedes sempre Mercedes.

Mercedes-Benz 31/03/2021 21:48

Valeu pelo carinho, Carlos! Abraços.

Antonio rosa Pimenta 01/04/2021 12:25

O conhecimento e muito importante principalmente para quem trabalha com este modelo de veículo de transporte, parabens, e que muito mas seja nos passando.

Mercedes-Benz 01/04/2021 16:40

Que bacana que gostou, Antonio! Abraços e continue ligado em nossos canais!

Fernando 08/04/2021 21:59

Conheço várias empresas que encaroçam chassis of em articulados, trabalho com um of 1722 e deixa desejar muito! Gostaria muito de poder fazer um test drive em um articulado de verdade!! Parabéns. Mercedes!

Mercedes-Benz 09/04/2021 13:38

Muito obrigado pelo carinho, Fernando! Abraços e continue sempre com a gente.

Alexandre Michael 05/02/2023 07:35

Gostaria de saber os significados das siglas: UDA, MDA, UA, MA e ERA do quarto eixo. Existe BRT da Mercedes Benz Bi Articulado? Além da tecnologia BlueTec a EURO também é utilizada pela Mercedes Benz? No mais parabéns pelo excelente trabalho da marca Mercedes Benz!!! Das Auto ist Mercedes Benz!!!

Mercedes-Benz 06/02/2023 11:47

Olá, Alexandre! As siglas mencionadas estão explicadas abaixo: UA > chassi para ônibus de piso baixo articulado MA > chassi para ônibus de piso alto articulado UDA > chassi para ônibus de piso baixo com quatro eixos, sendo o último eixo direcional MDA > chassi para ônibus de piso alto com quatro eixos, sendo o último eixo direcional ERA > eixo direcional, sendo o último das versões UDA e MDA. Não dispomos de chassis para ônibus com duas ou mais articulações. E por fim, a denominação EURO não se refere a uma tecnologia, mas sim a norma de emissão de gases poluentes que é válido na Europa, sendo que o equivalente no Brasil é o PROCONVE, que atualmente está na versão P8. Esperamos que tenhamos esclarecido suas dúvidas e agradecemos pelo elogio ;) Abraços!

Veja também no BusClub