Salvar vidas no trânsito – este é o foco do Laço Amarelo!

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

O coronavírus vem nos impactando há mais de dois anos, trazendo mudanças de hábitos e de comportamentos da população. No entanto, não se pode fechar os olhos para outros desafios. Uma outra epidemia, por exemplo, é alarmante: um brasileiro morre no país a cada 15 minutos por acidente de trânsito e uma pessoa fica inválida a cada minuto.

 

Como empresa comprometida com os princípios ESG e focada no ecossistema do transporte responsável, a Mercedes-Benz olha com muita atenção para a segurança no trânsito. A marca utiliza avançadas tecnologias em seus ônibus e caminhões, com alto padrão de segurança, sempre focando na proteção de motoristas, passageiros e todas as demais pessoas que circulam no tráfego e nas vias. Sistemas de auxílio à condução tornam os veículos da marca mais seguros, estendendo essa proteção aos demais, que circulam pelas estradas e cidades.

 

Naturalmente, a epidemia de mortes e acidentes no trânsito preocupa a Mercedes-Benz. Por isso, além de entregar ônibus e caminhões de alta qualidade e confiabilidade, a marca também assume o compromisso de conscientizar e lembrar a todos que as normas de trânsito existem para evitar acidentes e devem ser respeitadas.

 

Nesse sentido, as redes sociais da Mercedes-Benz apoiam e divulgam ações de entidades e ONGs que atuam com foco na mobilização dos mais diversos públicos. Afinal, todos nós temos responsabilidade no trânsito e devemos nos preocupar em salvar vidas. Este é o caso do Maio Amarelo.

 

Maio Amarelo

 

Este movimento (https://maioamarelo.com/) surgiu há nove anos e busca catalisar parceiros e esforços para promover a conscientização geral e, consequentemente, a redução de mortes e acidentes no trânsito.

 

Nos últimos quatro anos, o Maio Amarelo contou com apoio de 27 países, mais de 400 cidades e mais de 1.400 empresas. A cor amarela tem inspiração nas placas de trânsito e no sinal de alerta dos semáforos. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

 

O êxito dessa iniciativa levou à ampliação de sua atuação. Com isso, surge agora o Laço Amarelo (https://lacoamarelo.org.br/), porque a preocupação com a segurança no trânsito deve ser permanente, em todos os meses do ano.

 

A Mercedes-Benz, que já apoiava o Observatório Nacional de Segurança Viária, coordenador do Maio Amarelo no Brasil, agora já é reconhecida como uma empresa Laço Amarelo, ação que conta também com a participação de outras companhias, entidades, poder público e sociedade civil organizada.

 

“Juntos salvamos vidas” é o tema de maio. A cada mês, um foco novo será amplamente divulgado e trabalhado pelos parceiros.

 

A volta de ações presenciais


Com a pandemia mais controlada, vários eventos presenciais voltam a ser realizados pelo Laço Amarelo, como palestras, reuniões, passeios, blitzen educativas, fóruns, workshops, seminários e outros modos de reunir pessoas para falar do que ainda é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma epidemia: o elevado número de mortes por sinistros de trânsito.

 

A principal ideia dessa iniciativa é mostrar que, independentemente do que escolhemos como profissão, todos nós podemos salvar vidas. E o ambiente onde fazemos isso é no trânsito. Se fizermos o que é certo, correto, seguindo as regras, todos nós podemos salvar vidas.

 

Direção segura e defensiva, a ajuda do motorista

 

Para você, motorista, que ao longo de todo o ano corta esse imenso país levando pessoas e cargas e ajudando a movimentar a economia, é preciso atenção redobrada. Se todos se ajudarem, dá para conviver em harmonia no trânsito e, principalmente, evitar acidentes e proteger vidas.

 

Nessa hora, mais do que nunca, é essencial a direção segura e defensiva, uma prática que garante a segurança de todos na estrada. Nesse sentido, é importante também que o motorista observe alguns cuidados que valem para todas as horas ao volante e em quaisquer circunstâncias:

  • Nunca dirija com sono. Cumpra o período de descanso previsto em lei.
  • Não ultrapasse a velocidade permitida, isso põe em risco a segurança do caminhão e a sua própria vida.
  • Não faça ultrapassagens perigosas, respeite a sinalização de trânsito.
  • Mantenha distância segura em relação aos veículos à frente.
  • Não mexa no celular enquanto está dirigindo.

Veja também no BusClub