Maio Amarelo alerta para o respeito e responsabilidade no trânsito

Estamos em pleno Maio Amarelo, movimento criado há oito anos a fim de incentivar na sociedade um comportamento mais seguro no trânsito. O objetivo é mudar o cenário de acidentes e feridos nas ruas e estradas.

 

“Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito” é o tema de 2021, que busca engajar desde os motoristas de automóveis, veículos comerciais leves, ônibus e caminhões até motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros.

 

Contando com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o movimento Maio Amarelo surgiu em 2014, utilizando ampla comunicação em jornais, revistas, sites e outras mídias, além das redes sociais e eventos. Neste ano, as ações são virtuais, seguindo as recomendações de distanciamento social para combate à Covid-19. Ou seja, além de salvar vidas no trânsito, essa iniciativa ajuda a preservar vidas em todas as circunstâncias.

 

A cor amarela tem inspiração nas placas de trânsito e no sinal de alerta dos semáforos. E foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

 

Mercedes-Benz está presente nessa ação

 

Em suas redes sociais e também nas de seus concessionários, a Mercedes-Benz sempre participa das ações do Maio Amarelo. A segurança é um pilar da marca, seja nos seus veículos, seja nas iniciativas voltadas à conscientização das empresas e dos usuários de transportes.

 

Quem dirige e quem viaja a bordo de um ônibus Mercedes-Benz conta com proteção máxima, devido ao alto nível de tecnologia de segurança ativa — aquela que trabalha para evitar acidentes e preservar vidas.

 

Entre os recursos disponíveis para os ônibus da marca incluem-se, conforme o modelo, o freio motor auxiliar Top-Brake, sistema antitravamento ABS, sistema de controle de tração ASR, sistema eletrônico de freios EBS, freios a tambor ou a disco e retarder.

 

A linha O 500 de ônibus rodoviários é referência em segurança no Brasil. Além dos itens citados, também podem ser equipados com piloto automático adaptativo ACC (Active Cruise Control), sistema de frenagem de emergência AEBS (Advanced Emergency Braking System) e sistema de aviso de faixa LDWS (Lane Departure Warning System).

 

O avançado ACC faz com que o ônibus ande quase sozinho. Por meio de sensores na dianteira, ele ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto.

 

Já o AEBS busca minimizar os efeitos de um eventual acidente. Se há risco de colisão, ele ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção nos freios ou realizando uma freada de emergência.

 

Com uma câmera montada no para-brisa, o LDWS detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda. Funcionando em uma velocidade preestabelecida, o sistema gera um alerta sonoro e visual que avisa ao motorista se o veículo está se movendo para fora da faixa sem o movimento intencional, aumentando a segurança de circulação.

 

Os ônibus Mercedes-Benz O 500 são equipados com suspensão totalmente pneumática e controle eletrônico de estabilidade (ESP), oferecendo um elevado padrão de conforto e, também, de estabilidade. A suspensão conta com sistema de controle eletrônico ECAS e com sistema antitombamento. Entre suas funções destacam-se, ainda, a elevação da carroceria, para vencer obstáculos e desníveis acentuados, bem como o sistema de inclinação lateral (kneeling), que permite baixar lateralmente o veículo para facilitar a entrada e saída dos passageiros. O eixo direcional (ERA) nas versões com freio a disco amplia ainda mais a estabilidade do veículo.

 

Com tanta tecnologia em seus ônibus, a Mercedes-Benz reafirma seu compromisso com os motoristas e os passageiros, pensando também nos pedestres e demais usuários e veículos das vias e estradas. Dessa forma, contribui para a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável. Afinal, seguindo o posicionamento da Daimler, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo.

 

Veja também no BusClub