A importância do Dia Nacional da Saúde

Mais do que nunca, é hora de reverenciar a saúde, refletida no bem-estar, na qualidade de vida e nos hábitos saudáveis. Foi justamente para despertar na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela que o governo brasileiro estabeleceu, em 1967, a data oficial de 5 de agosto como o Dia Nacional da Saúde.

 

Essa data é uma homenagem ao médico sanitarista e cientista Oswaldo Cruz, nascido no dia 5 de agosto de 1872 em São Luiz do Paraitinga (SP) e criado no Rio de Janeiro. Ele foi um dos principais responsáveis pelo combate e erradicação de epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX, como febre amarela, peste bubônica e varíola. Foi também um dos pioneiros no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental.

 

Um dos principais legados de Oswaldo Cruz é a Fiocruz, fundação que leva seu nome e que tem papel nacional e internacional de destaque nos estudos de ciências voltadas à vida, como agora, com as ações de combate ao coronavírus, especialmente a produção de vacinas.

 

Uma data para homenagear os profissionais da saúde

 

Em tempos de pandemia do coronavírus, Oswaldo Cruz certamente estaria à frente dessa batalha. Por isso, é muito importante que se homenageie também os profissionais da saúde. Eles estão na linha de frente contra o vírus da covid-19 e são incansáveis na atenção às pessoas.

 

Saúde, portanto, deve merecer cuidado em qualquer circunstância. Em casa, no trabalho, na escola, nas ruas, em todos os lugares. No carro, no ônibus, em todos os veículos e meios de transporte. Por isso, está presente no dia a dia da Mercedes-Benz.

 

Mercedes-Benz e o foco em saúde no transporte

 

Mais do que produzir caminhões, ônibus, veículos comerciais leves e automóveis, a Mercedes-Benz cria soluções de mobilidade que buscam assegurar acessibilidade, conforto, bem-estar e segurança para os usuários de transporte. Isso contribui para a qualidade de vida e, consequentemente, para a saúde nas ruas e nas estradas.

 

Mas a Mercedes-Benz vai além. Com a doação de dois ônibus para campanhas de vacinação da Cruz Vermelha Brasileira, a empresa vem oferecendo mobilidade e segurança para auxiliar a importante missão da entidade de levar saúde e cuidados a populações vulneráveis. Uma parceria humanitária que preserva vidas e que está alinhada ao compromisso da Mercedes-Benz de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

 

Assim como ocorreu com esses dois ônibus de vacinação, a participação de parceiros viabiliza os projetos sociais. É o que ocorre também com oito carretas da saúde que estão percorrendo o Brasil, puxadas por caminhões Mercedes-Benz. Esses projetos contam com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW.

 

Vá de ônibus. Vá seguro!

 

Com foco no apoio às ações de prevenção e combate à covid-19 no país, a Mercedes-Benz também segue divulgando e reconhecendo as boas práticas das empresas de ônibus e das encarroçadoras do transporte urbano e rodoviário. O site da campanha “Vá de ônibus. Vá seguro.” (www.vadeonibusvaseguro.com.br) apresenta vários cases de medidas de higienização e sanitização de veículos que buscam ampliar a proteção dos passageiros, bem como de motoristas e demais funcionários nos veículos, garagens, rodoviárias e terminais.

 

Por isso, a fim de valorizar as melhores práticas de seus parceiros e ampliar a conscientização em torno de um tema de interesse da sociedade, a Mercedes-Benz faz essa divulgação para todos os públicos. Isso é muito importante, para que os passageiros se sintam seguros e protegidos em suas viagens de ônibus, o que resulta em bem-estar e saúde a bordo dos ônibus.

 

Veja também no BusClub