Um dia de estrela para o clássico monobloco Mercedes-Benz O 321

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

O Mercedes-Benz O 321, o clássico ônibus monobloco da estrela de três pontas, lançado em 1958, continua encantando gerações. Um modelo preservado com muito zelo e capricho, pertencente ao acervo da Mercedes-Benz do Brasil, foi uma das estrelas da 15ª edição da BusBrasil Fest, evento realizado no dia 12 de dezembro na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo.

 

Organizada pelo Portal do Ônibus, a BBF busca mostrar a evolução do ônibus e do transporte coletivo no país. Porém, muito mais do que isso, essa é uma festa de confraternização, que reúne empresas, colecionadores, entidades, especialistas, busólogos, fãs e admiradores dos veículos que transportam passageiros pelas cidades e estradas.

 

A chuva que caiu durante o evento não diminuiu o entusiasmo de quem estava presente. Na verdade, até motivou as pessoas a ocuparem o interior dos ônibus e conhecer detalhes da evolução das carroçarias.

 

O primeiro ônibus monobloco do Brasil

 

Com motor na traseira, o O 321 chegou ao mercado em 1958, posicionando-se como o primeiro monobloco do Brasil. Ele sucedia o pioneiro chassi de ônibus LP 312, lançado pela Mercedes-Benz do Brasil em 1956.

 

Em 12 anos no mercado, o O 321 superou a marca de 8.500 unidades vendidas, um sucesso comercial em sua época. Este modelo também marcou a entrada da Mercedes-Benz no mercado de exportação, em 1961, com o envio de 550 ônibus O 321 para a Argentina.

 

O O 321 trouxe novos padrões de qualidade, desempenho e conforto para o transporte de passageiros, ajudando a impulsionar a liderança da marca nesse segmento. Hoje, de cada 10 ônibus que circulam no Brasil, 6 levam a estrela de três pontas. Já são mais de 500.000 ônibus vendidos em 65 anos no mercado interno e nas exportações.

 

Ou seja, o O 321 abriu caminho para a evolução do maior portfólio de ônibus urbanos e rodoviários do país, consolidado hoje com as modernas linhas O 500, OF, OH e LO.

 

Entretenimento e educação no trânsito

 

Dezenas de modelos de várias idades estavam estacionados na Praça Charles Miller, formando uma espécie de terminal de ônibus histórico e muito atrativo. Públicos de todas as idades circulavam entre ônibus ainda em operação e algumas raridades de colecionadores.

 

A BBF, no entanto, tinha mais atrações. A Emtu (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) levou um parceiro que realiza ações educativas nos terminais da Região Metropolitana, atraindo a atenção especialmente das crianças e jovens. O Sest/Senat promoveu a conscientização de motoristas e visitantes sobre medidas de segurança que evitam riscos de acidentes.

 

Um ônibus-escola da Viação Miracatiba mostrava os recursos de uma unidade volante que leva instruções sobre direção, peças e manutenção aos motoristas e equipes de oficina. Já um ônibus do Consórcio Unileste chamou a atenção pela iluminação especial com temas natalinos.

 

Em sua 15ª edição, a BusBrasil Fest mais uma vez demonstra o quanto as pessoas admiram e têm paixão pelos ônibus que elas utilizam no dia a dia ou em suas viagens. Isso reforça o papel fundamental do ônibus na mobilidade das pessoas e na qualidade de vida no transporte.

 

Nesse contexto, a marca Mercedes-Benz está presente há 65 anos no Brasil, atraindo fãs desde sempre, como ficou demonstrado pelo O 321 na BBF 2021.

 

Conheça um pouco mais sobre a história do ônibus Mercedes-Benz no site

https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/historia/onibus. E leia em https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases/onibus/2021/6/22780-mercedes-benz-do-brasil-65-anos-de-desenvolvimento-da-mobilidade-e-lideranca-no-segmento-de-onibus uma matéria sobre os 65 anos da evolução dos ônibus da Mercedes-Benz no Brasil.

 

 

Comentários

Julio Coelho 23/03/2022 20:17

A FAMESF ( Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco) possui uma unidade do 321 que infelizmente não está em condições de dirigibilidade. Esse ônibus já conduziu gerações de estudantes aos mais diversos lugares do Brasil em viagens de estudo e lazer tbm. Seria fantástico se a Mercedez pudesse revitalizar o " bororó" e presentear a comunidade acadêmica e a cidade de Juazeiro (Ba) e a região do São Francisco.

Mercedes-Benz 04/04/2022 16:02

Olá, Julio! Como os nossos recursos foram direcionados para ações anteriormente planejadas, não teremos como atender sua solicitação. Esperamos que o clássico "Bororó" continue atuando na instituição. Abraços!

Pedro Carlos de Faria Pinto 21/05/2022 21:42

Tá na hora da Mercedes criar seu departamento de restauro. Precisando, tô aqui pra discutir o assunto.

Mercedes-Benz 24/05/2022 11:07

Valeu pela sugestão, Pedro! Abraços e continue nos acompanhando por aqui!

Veja também no BusClub