Mercedes-Benz é pioneira e vanguarda na indústria do ônibus no Brasil

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

O Brasil celebra anualmente, em 25 de maio, o Dia Nacional da Indústria. Esta é uma homenagem ao empresário e industrial Roberto Simonsen, que faleceu nessa data, em 1948, recebendo depois o título de Patrono da Indústria Nacional.

 

A Mercedes-Benz do Brasil ocupa um papel de destaque no setor, notadamente no segmento automobilístico. Aliás, ela é pioneira na produção dos primeiros caminhões e ônibus.

 

O primeiro chassi de ônibus totalmente fabricado no País, o LP 312, de 1956, saiu da linha de montagem da empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. De lá para cá, ela nunca deixou de inovar e criar veículos de qualidade amplamente reconhecida, para todas as demandas do transporte urbano e rodoviário de passageiros, bem como para a aplicação escolar, turismo e fretamento.

 

Depois de 65 anos, a mesma planta do ABC Paulista produz, hoje, um amplo portfólio de veículos modernos e avançados, como os chassis de ônibus da linha O 500 e as famílias LO e OF, o que mantém a empresa na vanguarda permanente do desenvolvimento tecnológico e na criação de soluções de mobilidade e sustentabilidade.

 

A posição de pioneira levou a marca à liderança nas vendas de ônibus no mercado interno, com destaque também nas exportações para países da América Latina e de outros continentes. Atualmente, é a maior fabricante do setor no Brasil, sendo o Centro Mundial de Competência da Daimler Truck para desenvolvimento de chassis de ônibus Mercedes-Benz.

 

Conheça um pouco mais dessa história clicando em (https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases/onibus/2021/6/22780-mercedes-benz-do-brasil-65-anos-de-desenvolvimento-da-mobilidade-e-lideranca-no-segmento-de-onibus)

 

Mais de 500.000 ônibus vendidos

 

Nesses 65 anos, já são mais de 500.000 ônibus vendidos no mercado interno e nas exportações. Somente o chassi OF 1721 superou o volume de 100.000 unidades emplacadas. Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro, considerando todas as marcas e modelos.

 

Atualmente, 6 em cada 10 ônibus em circulação pelas cidades e estradas do Brasil levam a estrela de três pontas e isso motiva a empresa a fazer sempre o melhor por seus clientes e pela sociedade, conquistando assim a expressiva preferência das empresas do segmento e a satisfação dos passageiros.

 

Uma Indústria 4.0

 

Em setembro de 2020, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurou sua Nova Linha 4.0 de Produção de Chassis de Ônibus. Dessa forma, alcançou mais um marco pioneiro: esta foi a primeira Indústria 4.0 do segmento, construída na matriz da empresa em São Bernardo do Campo. 

 

Assim como ocorreu nas áreas de Caminhões e Cabinas, a tecnologia digital, a conectividade, os dados na nuvem e a Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, também passaram a ser realidade na Nova Linha de Chassis de Ônibus.

 

Com novos processos e o uso de tecnologias de ponta, a Mercedes-Benz passou a produzir chassis de ônibus com ainda mais tecnologia, segurança e confiabilidade, para os clientes que operam no transporte urbano e rodoviário de passageiros.

 

A inauguração da Nova Fábrica 4.0 de Chassis de Ônibus colocou a fábrica brasileira num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcançou, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial na Daimler Buses.

 

Saiba mais sobre esta fábrica 4.0 em (https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/releases/corporativo/2020/9/22003-mercedes-benz-inaugura-a-primeira-fabrica-4-0-de-chassis-de-onibus-do-brasil)

 

A entrada da Mercedes-Benz na era da eletromobilidade no Brasil

 

No ano passado, a Mercedes-Benz do Brasil deu mais um passo histórico em sua trajetória marcada por muitas conquistas para a Companhia, a indústria automobilística e o próprio País. A empresa apresentou aos clientes e ao mercado o eO500U, seu primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias, veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira, com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros.

 

Esse moderno chassi de ônibus urbano elétrico, que será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas, levando a Mercedes-Benz a entrar na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. As primeiras unidades deverão chegar ao mercado ainda este ano.

 

Confira a apresentação do eO500U em (https://www.youtube.com/watch?v=31ctFTVfsrk&t=230s)

Veja também no BusClub