Mercedes-Benz e Busscar ampliam foco na qualidade dos ônibus para os clientes


 

Visando zelar pela alta qualidade dos chassis de ônibus da marca em todas as etapas de produção, a Mercedes-Benz do Brasil realiza um importante trabalho junto aos principais encarroçadores do país. Essa parceria resulta num abrangente e robusto processo de PDI (Pre Delivery Inspection ou Inspeção Pré-entrega) antes do veículo ser liberado para o cliente.

 

O PDI é um grande diferencial da marca no mercado brasileiro. Por meio desse processo é realizada a verificação da interface de montagem da carroçaria no chassi, trabalho executado nas instalações dos parceiros. É o que acaba de ser oficializado com a Busscar, de Joinville, em Santa Catarina.

 

Nome com 40 anos de tradição no setor de ônibus, a Busscar avança em sua retomada no mercado, reforçando os processos internos de qualidade.

 

A Mercedes-Benz é a única fabricante do setor a realizar uma inspeção desse porte em 100% dos chassis de ônibus nos encarroçadores parceiros. Com isso, assegura a qualidade, que é um atributo historicamente associado à estrela de três pontas em todo o mundo.

 

Conformidade com o mercado e com os padrões Mercedes-Benz

 

O PDI consiste na inspeção visual e funcional dos ônibus equipados com chassis da marca. O objetivo é verificar a conformidade com as exigências do mercado e com os padrões de qualidade da Mercedes-Benz.

 

A equipe de PDI realiza a verificação final no ônibus antes de ir ao cliente. Se houver correções no produto, somente após a aprovação dessas etapas o veículo é selado e liberado para a entrega.

 

A inspeção é realizada nas instalações dos próprios encarroçadores, em boxes especialmente montados para essa finalidade. Os profissionais da Mercedes-Benz ficam baseados nessas empresas e acompanham todo o programa de produção, desde a preparação do chassi para receber a carroçaria até o encarroçamento completo.

 

O processo de encarroçamento envolve, por exemplo, instalação das estruturas laterais, frontal, traseira e teto do ônibus, chicotes elétricos, chapas, pintura e acabamento. São verificados também todos os sistemas do veículo, como os de direção, freio, elétrico e pneumático, assegurando que sejam montados de acordo com o manual de encarroçamento.

 

Equipes de campo agilizam os processos

 

Iniciadas em 2005, as atividades de PDI para ônibus foram realizadas pelos concessionários da marca até junho de 2012, sob responsabilidade da área de Qualidade da Mercedes-Benz. A partir de então, o processo passou a ser conduzido com mão de obra própria, também sob gestão dessa área.

 

Os concessionários continuam sendo parceiros muito importantes no processo, porque os reparos são executados com a sua mão de obra e fornecimento de componentes. O foco do PDI é a inspeção do veículo, zelando pela qualidade do chassi que sai de fábrica e, depois, do ônibus que sai do encarroçador e é entregue ao cliente final.

 

A Mercedes-Benz é referência de mercado pela complexidade e solidez do PDI, que complementa uma série de outros processos de qualidade dentro da empresa. A missão é sempre assegurar a excelência do produto no mercado. Consequentemente, a marca contribui para a segurança do veículo, dos passageiros, do motorista e do trânsito nas vias.

 

 

Comentários

Luciano David 10/06/2021 13:25

Parabéns, pelo zelo e cuidado com os chassis de onibus, mesmo na montagem final das carroceria antes da entrega técnica ao cliente.. é por estas e muitas outras atenções e qualidade que a Mercedes Benz sempre será a preferência nacional e líder ..

Mercedes-Benz 10/06/2021 15:35

Olá, Luciano! Valeu pelo comentário e pela confiança. Abraços! ;)

Ary 10/06/2021 18:23

Parabéns pela iniciativa, só agrega valor e qualidade, onde trabalho foi adquirido os novos 1621 para o transporte fretado e ficou show o veículo.

Mercedes-Benz 11/06/2021 08:10

Olá, Ary! Muito obrigado pela mensagem de parabenização e pelo carinho por nossa Marca! Abraços e continue nos acompanhando!

Leandro de oliveira silva 11/06/2021 01:11

Isso só garante mais ainda a confiança e qualidade que a Mercedes já tem em todos seus produtos , Carros , Vans , Caminhões e chassis de ônibus . Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto

Mercedes-Benz 11/06/2021 08:15

Bom dia, Leandro! Muito obrigado pelo elogio e pelas gentis palavras, seu comentário nos mostra que estamos no caminho certo. Abraços e bom final de semana!

Flávia Abrahão 21/06/2021 16:10

Parabéns pela reportagem!

Flávio Lima 16/12/2022 17:30

Seria interessante se voltasse a produzir os ônibus rodoviários 362 e 400 numa versão nova. Acho tão bonito o desenho destes modelos Parabéns a toda equipe por este sucesso.

Mercedes-Benz 19/12/2022 11:23

Valeu pelo comentário e pela sugestão, Flávio! Vamos deixar registrado por aqui :) Até mais!

Veja também no BusClub