Mercedes-Benz no Fórum ANTP

 

 

A Mercedes-Benz, mais uma vez, prestigia e participa de um importante evento da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Desta vez, Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus, contribuiu para o debate sobre a qualidade do transporte coletivo, um dos temas abordados na 102ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Mobilidade Urbana. O Fórum congrega gestores de empresas públicas de transporte e trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilhar dúvidas e experiências e propor estudos e projetos, bem como recomendar alterações na legislação, visando à melhoria da qualidade da mobilidade urbana. A 102ª Reunião foi realizada virtualmente no dia 21 de julho, por meio da plataforma Zoom, e está disponível no YouTube da ANTP (www.antp.org.br).

 

“Quando falamos em qualidade no transporte coletivo, a principal expectativa dos passageiros ao entrar num ônibus é a confiança no sistema. É saber que ele encontrará disponibilidade e frequência nos horários de partida, rapidez nas viagens, conforto e, é claro, segurança”, disse Walter Barbosa.

 

O executivo da Mercedes-Benz apontou algumas ideias voltadas à melhoria da qualidade no transporte coletivo urbano. Confira!

 

  • Para garantirmos os níveis de qualidade, em primeiro lugar precisamos garantir uma oferta adequada de ônibus, com a melhor distribuição dos passageiros ao longo do dia. Ao fazermos isso, além de oferecer mais conforto, melhoramos a sensação de biossegurança, especialmente nesse momento de pandemia.
  • Uma medida que pode ser aplicada em algumas cidades é a elaboração de um plano de escalonamento dos horários nas atividades econômicas e escolares. Isso proporcionará uma melhor distribuição dos usuários e, consequentemente, mais qualidade.
  • Outro ponto importante é a melhoria do acesso ao transporte, com o aprimoramento de calçadas, passarelas e pontos de parada, para que todos tenham um bom acesso.
  • As informações antecipadas sobre horários e itinerários para a população são fundamentais para aumentarmos a confiança no sistema.
  • Ampliar a bilhetagem eletrônica e implementar sistemas digitais para a compra de bilhetes vão proporcionar ainda mais agilidade e segurança para o sistema de transporte.

 

A importância de conhecer a opinião dos usuários

 

“Com todas essas medidas, podemos melhorar a qualidade do sistema, além de possibilitar a atração de novos passageiros para o transporte público”, ressaltou Walter Barbosa. “E como vamos medir tudo isso? É essencial conhecer a opinião da população. Temos que elaborar pesquisas de percepção de imagem, cumprir os parâmetros contratados e analisar o retorno dos usuários do transporte, determinando as medidas que precisam ser implementadas. Para isso, cabe ao gestor de transporte público e aos operadores garantirem um programa de melhoria contínua para o futuro”, disse ele.

 

“A Mercedes-Benz está sempre à disposição de todos para contribuir no que for necessário em prol de um melhor transporte, pensando sempre no coletivo, pensando sempre no futuro”, concluiu Walter Barbosa.

 

 

Veja também no BusClub

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK