Mercedes-Benz no Fórum ANTP

 

 

A Mercedes-Benz, mais uma vez, prestigia e participa de um importante evento da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Desta vez, Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus, contribuiu para o debate sobre a qualidade do transporte coletivo, um dos temas abordados na 102ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Mobilidade Urbana. O Fórum congrega gestores de empresas públicas de transporte e trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilhar dúvidas e experiências e propor estudos e projetos, bem como recomendar alterações na legislação, visando à melhoria da qualidade da mobilidade urbana. A 102ª Reunião foi realizada virtualmente no dia 21 de julho, por meio da plataforma Zoom, e está disponível no YouTube da ANTP (www.antp.org.br).

 

“Quando falamos em qualidade no transporte coletivo, a principal expectativa dos passageiros ao entrar num ônibus é a confiança no sistema. É saber que ele encontrará disponibilidade e frequência nos horários de partida, rapidez nas viagens, conforto e, é claro, segurança”, disse Walter Barbosa.

 

O executivo da Mercedes-Benz apontou algumas ideias voltadas à melhoria da qualidade no transporte coletivo urbano. Confira!

 

  • Para garantirmos os níveis de qualidade, em primeiro lugar precisamos garantir uma oferta adequada de ônibus, com a melhor distribuição dos passageiros ao longo do dia. Ao fazermos isso, além de oferecer mais conforto, melhoramos a sensação de biossegurança, especialmente nesse momento de pandemia.
  • Uma medida que pode ser aplicada em algumas cidades é a elaboração de um plano de escalonamento dos horários nas atividades econômicas e escolares. Isso proporcionará uma melhor distribuição dos usuários e, consequentemente, mais qualidade.
  • Outro ponto importante é a melhoria do acesso ao transporte, com o aprimoramento de calçadas, passarelas e pontos de parada, para que todos tenham um bom acesso.
  • As informações antecipadas sobre horários e itinerários para a população são fundamentais para aumentarmos a confiança no sistema.
  • Ampliar a bilhetagem eletrônica e implementar sistemas digitais para a compra de bilhetes vão proporcionar ainda mais agilidade e segurança para o sistema de transporte.

 

A importância de conhecer a opinião dos usuários

 

“Com todas essas medidas, podemos melhorar a qualidade do sistema, além de possibilitar a atração de novos passageiros para o transporte público”, ressaltou Walter Barbosa. “E como vamos medir tudo isso? É essencial conhecer a opinião da população. Temos que elaborar pesquisas de percepção de imagem, cumprir os parâmetros contratados e analisar o retorno dos usuários do transporte, determinando as medidas que precisam ser implementadas. Para isso, cabe ao gestor de transporte público e aos operadores garantirem um programa de melhoria contínua para o futuro”, disse ele.

 

“A Mercedes-Benz está sempre à disposição de todos para contribuir no que for necessário em prol de um melhor transporte, pensando sempre no coletivo, pensando sempre no futuro”, concluiu Walter Barbosa.

 

 

Veja também no BusClub