2.600 ônibus Mercedes-Benz para o programa Caminho da Escola

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

A Mercedes-Benz, mais uma vez, reafirma seu posicionamento de tradicional fornecedora de ônibus para o transporte escolar. A empresa venceu licitação para o fornecimento de 2.600 ônibus ao programa Caminho da Escola, do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

 

Todas as unidades dessa licitação são do chassi Mercedes-Benz LO 916, com carrocerias Caio e Mascarello, atendendo às especificações dos modelos ORE 1, ORE 2 e ONUREA PA.

 

As prefeituras e os estados poderão solicitar seus ônibus até 14 de setembro de 2022. O site do programa https://www.fnde.gov.br/programas/caminho-da-escola traz um roteiro sobre o que é o Caminho da Escola, a quem se destina e como acessar. Um ícone de perguntas frequentes facilita o acesso às informações e orientações.

 

8.500 ônibus Mercedes-Benz para o Caminho da Escola

 

“É com muita satisfação que a Mercedes-Benz segue fornecendo ônibus escolares para os programas federais. Com essa nova licitação, somente para o Caminho da Escola serão cerca de 8.500 ônibus Mercedes-Benz em circulação pelo programa, desde 2007, quando foi iniciado”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

“Os ônibus da nossa marca asseguram elevado padrão de qualidade, conforto e segurança para os estudantes, mesmo em percursos que intercalam trechos de terra e asfalto, muito comuns no transporte escolar”, diz Walter Barbosa.

 

ORE 1 e ORE 2

Os veículos ORE 1 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Pequeno), com 29 assentos para crianças, e ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, possuem características específicas para a aplicação rural:

  • Balanços dianteiro e traseiro curtos.
  • Suspensões dianteira e traseira adequadas para aplicação severa.
  • Bloqueio de diferencial automático.
  • Pneus mistos (terra/asfalto).
  • Para-choques elevados.

 

ONUREA PA

Os ônibus ONUREA PA (Ônibus Urbano Acessível Piso Alto – Categoria Pequeno), com 29 assentos para crianças, mais um auxiliar, são focados no transporte escolar em áreas urbanas. Características principais:

  • Menor altura de carroceria em relação ao solo.
  • Eixo traseiro com diferencial convencional.
  • Pneus com perfil para asfalto.
  • Sistema de ar-condicionado que proporciona maior conforto às crianças.

 

Acessibilidade

Esses ônibus também se destacam pela acessibilidade:

  • Porta larga.
  • DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), o que permite acesso prático e seguro aos estudantes com dificuldades de locomoção.
  • 2 assentos reservados a alunos com deficiência física.
  • Cintos de segurança de quatro pontos.
  • Porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas.

 

Micro-ônibus desenvolvidos para o Caminho da Escola

 

Como todo chassi de ônibus Mercedes-Benz, o LO 916 escolar assegura força, robustez e resistência para as mais variadas aplicações do transporte de passageiros em rodovias e rotas rurais e urbanas.

 

Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, essa versão do LO 916 foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE.

 

Os balanços dianteiro e traseiro elevados facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 também oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.

 

O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar ainda mais na condução do ônibus.

 

Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto.

 

Além disso, o LO 916 para aplicações rurais se destaca por itens como freio de parada, que não permite a movimentação do veículo com as portas abertas, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.

 

Portfólio Mercedes-Benz para transporte escolar

 

  • LO 916 para o programa Caminho da Escola categoria ORE 1 (entre-eixos de 4,25 metros para ônibus convencional de até 7,4 metros, com 29 assentos para estudantes), ORE 2 (entre-eixos de 4,8 metros, com até 9,0 metros de comprimento e 44 assentos) e ONUREA PA (entre-eixos de 4,25 metros, com 7,4 metros de comprimento e 29 assentos).
  • OF 1519 R para o ORE 3 (entre-eixos de 6 metros, com 11 metros e 60 assentos).

Esses ônibus Mercedes-Benz também são indicados para programas estaduais e municipais de transporte escolar urbano e rural.

 

O site https://www.mercedes-benz.com.br/onibus/onibus-escolar traz as características específicas dos ônibus da marca para transporte escolar, envolvendo itens de economia, conforto, acessibilidade, segurança e durabilidade. Também inclui dados técnicos e galeria de imagens.

 

 

Comentários

Laura 28/12/2021 12:09

🚌

Emmanuel Almeida 18/01/2022 08:34

Gostaria de saber se esses ônibus também são montados em Juiz de Fora MG. Grato, Emmanuel

Mercedes-Benz 21/01/2022 17:19

Olá, Emmanuel! Os chassis de ônibus e micro-ônibus são produzidos na nossa fábrica da cidade de São Bernardo do Campo/SP. Se desejar, é possível conhecer mais detalhes sobre essa unidade pelo link https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/empresa/sao-bernardo-do-campo. Abraços!

Braian Kevin 05/07/2023 16:44

Olá ! Eu trabalho com um Mercedes o ORE 2 e tbm é um excelente ônibus! Parabéns Mercedes

Mercedes-Benz 06/07/2023 11:03

Muito obrigado pelo carinho, Braian! :D Ficamos muito felizes em saber que está curtindo o nosso ônibus ;) Abração!

Veja também no BusClub