Goiânia escolhe o Mercedes-Benz O 500 Super Padron para seu BRT

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

Com seu novo BRT, o sistema de transporte rápido por ônibus, previsto para ser inaugurado em breve, a Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás, já definiu os modelos de ônibus que serão os primeiros a atender à população. O escolhido é o Mercedes-Benz O 500 R Super Padron 1830.

 

A definição pelo O 500 Super Padron surgiu após um trabalho de consultoria oferecido pela Mercedes-Benz, juntamente com um período de testes com uma unidade de demonstração fornecida pela fabricante ao SET (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia). Com o uso de lastros, o veículo circulou por vias do sistema, quando os motoristas puderam experimentar aspectos como dirigibilidade, manobras e ergonomia no posto de comando.

 

Com carroceria Caio Millenium para 48 passageiros sentados e 54 em pé, seis desses ônibus já estão prontos e disponíveis nas garagens das operadoras: três na Rápido Araguaia e três na Viação Reunidas. Eles aguardam apenas a inauguração do BRT para circular pelas vias segregadas e estruturadas do sistema de transporte coletivo urbano local.

 

Uma solução ideal para o BRT de Goiânia

 

“O Super Padron da Mercedes-Benz mostrava-se como solução ideal para nosso BRT Norte-Sul e isso foi comprovado com o test-drive”, afirma Adriano Oliveira, presidente do SET. “Constatamos os benefícios da suspensão pneumática, que traz ganhos de conforto para os passageiros, assim como o ar-condicionado a bordo, solução inédita em toda a Região Metropolitana. Os motoristas aprovaram e ficaram muito satisfeitos com a comodidade do câmbio automático, além da suspensão a ar.”

 

Para Adriano, na escolha do O 500 Super Padron para o BRT, também foram levados em conta fatores como o preço do veículo e projeções de baixo consumo de combustível, assim como o reduzido custo de manutenção. “Fazendo essa análise, decidimos então pelo modelo Mercedes-Benz. Agora, a nossa expectativa é chegar a 36 ônibus para o nosso novo sistema de transporte coletivo urbano.”

 

  • O novo BRT Norte-Sul terá 22 km de extensão.
  • Num primeiro momento, irá do Terminal Recanto do Bosque até o Terminal Isidória.
  • Na próxima etapa do projeto, o percurso chegará até o Terminal Cruzeiro do Sul, no limite de Aparecida de Goiânia.
  • Esse moderno sistema de transporte coletivo urbano se caracteriza por semáforos inteligentes que agilizam o tráfego, bilhetagem eletrônica, corredores exclusivos e total acessibilidade.
  • Com duas portas à esquerda, o piso do Super Padron é da altura das plataformas elevadas de embarque e desembarque do BRT local, o que agiliza o sistema e garante acessibilidade a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Orgulho e satisfação pela presença da marca no novo BRT goiano

 

“Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a escolha do nosso novíssimo O 500 Super Padron para o BRT de Goiânia, a maior obra de mobilidade da Região Metropolitana, que busca oferecer melhoria no transporte e na qualidade de vida para a população, o que é garantido pelos modernos produtos da nossa marca”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossos ônibus com suspensão pneumática e vários itens de segurança se destacam pelo alto padrão de conforto e proteção para passageiros e motoristas, além dos motores compatíveis com o meio ambiente e a qualidade do ar.”

 

O maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado

 

A Mercedes-Benz já havia identificado a oportunidade de desenvolvimento de um chassi urbano que se posicionasse entre o O 500 M 4x2 para carroçarias de 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6x2 de 18 metros, a fim de ampliar a mais completa linha de ônibus.

 

Como resultado, o Super Padron é o maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento, com capacidade para cerca de 100 passageiros. Assim, pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6x2 de 15 metros.

 

“A queda no volume de passageiros do transporte coletivo, causada pela pandemia, antecipou a chegada do Super Padron ao mercado para março deste ano, sem prejudicar em nada qualquer estágio de testes ou preparação da nossa fábrica”, informa Walter Barbosa. “Com essa solução, oferecemos às empresas um modelo que pode operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico quanto de entrepico, otimizando os custos operacionais.”

 

Outra grande vantagem do Super Padron 4x2 é o fato de ter um eixo a menos em comparação com os concorrentes 6x2. Isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças, ou seja, mais rentabilidade para as empresas de ônibus, com a mesma capacidade de transporte de passageiros. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus, o que se traduz em menor custo de manutenção e redução do consumo de combustível.

 

 

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