O primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz no Brasil

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

Reconhecida no mercado por sempre trazer soluções de mobilidade e sustentabilidade para as cidades, a Mercedes-Benz do Brasil novamente será protagonista no transporte coletivo urbano. Este ano, chegará ao mercado o eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no País.

 

Movido a baterias, esse novo modelo da consagrada linha O500 foi 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com base na realidade do transporte de passageiros no Brasil. Além disso, o veículo foi amplamente testado na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Truck em ônibus elétricos.

 

Principais características do eO500U

 

  • Novo modelo O500 Padron 4x2 de piso baixo.
  • Para carroçarias de até 13,2 metros de comprimento.
  • Autonomia chegará a 250 km, a maior entre ônibus elétricos no Brasil.
  • Maior capacidade de transporte de passageiros deste segmento.
  • Motor elétrico integrado ao eixo traseiro.
  • Freio eletrônico EBS.
  • Sistema de regeneração de energia.
  • Trem-de-força trará para o motorista uma experiência nova de condução, mais suave e confortável, além de extremamente silenciosa.
  • Sistema de recarga de baterias do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Truck em seus ônibus elétricos, levando três horas de duração para a recarga completa.
  • Painel de instrumentos totalmente novo com informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.

 

Mercedes-Benz do Brasil na era da eletromobilidade

 

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Com esse moderno chassi de ônibus urbano elétrico, que traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas, a Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil.

 

“Com tecnologia de ponta e paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, a empresa contribui para a qualidade de vida nas grandes cidades, garantindo, também, segurança e conforto nas viagens”, afirma Walter Barbosa.

 

Consultoria especializada na chegada dos ônibus elétricos

 

O novo eO500U representa um novo passo da Mercedes-Benz na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos ônibus elétricos, apoiando os clientes na chegada desses veículos. Assim, dará todo o suporte necessário para que os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios.

 

A gama de serviços incluirá uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frota com ônibus elétricos.

 

Ainda sobre esse tema, leia aqui mesmo no blog Bus Club o post “Ônibus elétrico Mercedes-Benz, solução de mobilidade e sustentabilidade”. E clique em https://www.youtube.com/watch?v=31ctFTVfsrk&t=661s para conferir o vídeo de apresentação do eO500U, num evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em agosto de 2021.

 

 

Comentários

Wellington Ferreira 29/03/2022 20:02

Gostaria de saber se vocês já pensaram em usar baterias com Nb ? Pois as algumas são fastcharge.

Mercedes-Benz 04/04/2022 15:54

Olá, Wellington! Atualmente a Mercedes-Benz trabalha com baterias com sistema de recarga do tipo plug-in. Obrigado por compartilhar com a gente, vamos registrar sua mensagem por aqui como sugestão para conhecimento da área responsável. Continue acompanhando a nossa fanpage. Abraços!

Wagner gardin 30/03/2022 23:38

Parabéns!!!

Mercedes-Benz 07/04/2022 14:00

Gilberto Monge 31/03/2022 12:06

Parabens pelo lancamento do onibus Eletrico.

Mercedes-Benz 04/04/2022 16:15

Obrigado, Gilberto! Estamos sempre em constante estudo sobre novas tecnologias e soluções que visam qualidade, segurança, conforto e economia para os nossos clientes, principalmente aquelas que sejam cada vez menos prejudiciais ao meio ambiente, sem impactar no excelente desempenho que um veículo de nossa Marca deve apresentar! Abraços!

Davi 05/04/2022 15:32

Oi pessoal da Mercedes. Tudo bem? Eu e meu grupo da faculdade estamos na fase do TCC de Publicidade e Propaganda e temos que fazer um audiovisual. Nós queríamos muito gravar o eO500U. Podemos conversar no e-mail? Abraços e parabéns pelo novo chassi

Mercedes-Benz 07/04/2022 14:00

Olá, Davi! Nós recebemos a sua mensagem. Pedimos a gentileza de aguardar o nosso retorno via e-mail. Até mais!

Davi 12/04/2022 20:15

Oi, opa! Ok. Fico no aguardo! Obrigado =) Até mais!!

Mercedes-Benz 15/04/2022 11:10

Ficamos felizes em poder lhe auxiliar, Davi! Desejamos sucesso e êxitos em suas atividades. Abraços!

Veja também no BusClub