O ônibus elétrico com assinatura da engenharia brasileira da Mercedes-Benz

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

Referência no desenvolvimento de ônibus no Brasil há 65 anos, a Mercedes-Benz novamente fez história ao apresentar, em agosto do ano passado, o eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no país. Esse lançamento simboliza a entrada da empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais.

 

As primeiras unidades do novo modelo da família O 500 chegarão a clientes ainda este ano. E trarão a assinatura da Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil, que criou um produto para a realidade do mercado brasileiro, com a qualidade e a confiabilidade de quem tem conhecimento, experiência e tecnologia, tanto local como global, graças à integração com a área de Desenvolvimento da Daimler Truck. Aliás, o ônibus elétrico brasileiro também foi testado na Alemanha.

 

Quem conheceu e se encantou com o produto e a tecnologia brasileira foi Thomas Schmitt, Cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, que, em companhia de Joseph Weiss, Cônsul-geral adjunto, visitou recentemente a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

 

Ficamos impressionados pelo nível tecnológico do novo chassi de ônibus elétrico eO500U. Temos certeza de que se trata de um veículo que conquistará o mercado brasileiro e da América Latina, e de que os países da região serão bem preparados para recebê-lo com toda a assistência da Mercedes-Benz”, afirmou Thomas Schmitt.

 

O ônibus elétrico foi apresentado aos visitantes por equipes de Desenvolvimento e Produção, que realizaram demonstrações e também test drive dentro da própria fábrica.

 

Pela Mercedes-Benz do Brasil, participaram do encontro Kathrin Pfeffer, CFO América Latina; Sérgio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina; Christian Flecksteiner, diretor de Desenvolvimento de Chassis de Ônibus; Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento de Caminhões; Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais, e Cristiane Nogueira Guimarães, gerente de Relações Institucionais e Governamentais.

 

100 encomendas do chassi elétrico eO500U já estão programadas para entrega

 

“O mercado aguarda com grande expectativa pelo chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz a partir do segundo semestre”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023, trazendo a solução da marca para a eletromobilidade no país”.

 

O primeiro veículo comercial elétrico da Mercedes-Benz do Brasil

 

Com o eO500U, a Mercedes-Benz do Brasil deu mais um passo histórico em sua trajetória, marcada por muitas conquistas para a companhia, a indústria automobilística e o próprio país. Esse primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias é um veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira, com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros.

 

“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Estamos, assim, alinhados às demandas de clientes e da sociedade, acrescentando agora a tecnologia elétrica ao nosso universo de multissoluções”, afirma Roberto Leoncini. “Assim, a operação brasileira se alinha à estratégia global da Daimler Truck de práticas ESG – sigla em inglês que representa ações de Meio Ambiente (Environmental), Ações Sociais (Social) e Governança Corporativa (Governance). “Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que teremos pela frente”.

 

Consagrada linha de ônibus O 500 ganha o primeiro modelo elétrico

 

O chassi eO500U é um modelo Padron 4x2 da consagrada linha O 500. Com piso baixo, poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia chegará a 250 km, a maior entre ônibus elétricos no Brasil, além da maior capacidade de transporte de passageiros deste segmento.

 

Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem de força trará para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de totalmente silenciosa.

 

O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Truck em seus ônibus elétricos, levando três horas de duração para a recarga completa.

 

Veja também no BusClub